Prefeitura monitora toda a cidade e mantém equipes em alerta para chuvas

Defesa Social e Cidadania
23/04/2020 09h12

As chuvas esperadas para esta quinta-feira, 23, têm seus impactos monitorados pelas equipes da Prefeitura de Aracaju, que atuam de maneira integrada para minimizar transtornos e atender aos chamados da população. Até às 9h da manhã, o acumulado registrado nas últimas 12h chegou a 46.4 mm. 

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) mantém suas equipes em atenção, especialmente nas áreas de risco. "As chuvas chegaram menos intensas que as do último domingo [19]. No entanto, temos percorrido pontos estratégico da cidade, desde as primeiras horas do dia, de maneira a adotar as medidas necessárias, em conjunto com os demais órgãos, para reduzir riscos e auxiliar a população, em especial as pessoas que residem em áreas mais vulneráveis aos efeitos das precipitações", explica o secretário Luís Fernando Almeida.

Entre os locais por onde as equipes já estiveram, no início desta manhã, estão os bairros Luzia, Cidade Nova, Porto Dantas, Japãozinho, Treze de Julho, Santa Maria, Soledade e Jabotiana. A Defesa Civil também monitorou a avenida Euclides Figueiredo e Airton Teles, onde a situação constatada foi de normalidade. "Continuaremos monitorando esses e outros pontos da cidade, ao longo do dia", assegurou o secretário da Defesa Social e da Cidadania.

Ainda na noite da quarta-feira (22), um alerta foi emitido aos celulares cadastrados do Serviço 40199, da Defesa Civil. Na mensagem, o órgão chama a atenção para a possibilidade de chuvas e alagamentos, no período de 24h.

"Essa é uma estratégia preventiva, que auxilia as mais de 35 mil pessoas cadastradas a se precaverem, diante das chuvas. O recurso possibilita que o estado de atenção seja redobrado para que, diante de anormalidades, a Defesa Civil seja acionada o quanto antes", ressaltou Luís Fernando.

Em caso de emergência, a Defesa Civil de Aracaju pode ser acionada através do número 199, que funciona 24h, todos os dias da semana.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) está monitorando as vias públicas da cidade para adotar as medidas que forem necessárias. Até o momento, não houve necessidade de realizar bloqueios de trânsito e também como não há registro de pontos de alagamentos. Além disso, nenhum semáforo apresentou problemas de funcionamento.

Emurb

De forma preventiva,a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realiza, diariamente, serviços de limpeza e desobstrução das manilhas, substituição e ampliação das galerias e retirada de entulho e lixo jogado nas ruas que acabam indo para dentro da rede microdrenagem.

Em períodos de chuvas, esses serviços são intensificados e direcionados à rede pluvial. Assim, manhã desta quinta-feira, cerca de 80 profissionais atuam para evitar possíveis transtornos ocasionados pela ação das chuvas, em pontos estratégicos, como na região da Praça da Imprensa, bairro Salgado Filho. Simultaneamente, equipes itinerantes atuam no atendimento das demandas mais urgentes. O trabalho prossegue em regime de plantão ao longo do dia até que a instabilidade climática se normalize.

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).

Emsurb 

Em dias de chuva, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificam o monitoramento referente ao comportamento dos canais, a exemplo dos localizados nas avenidas Airton Teles e Anízio Azevedo.

O trabalho constante de limpeza nos 65 canais da capital é realizado pelo método mecanizado, manual ou por barragem, e ainda através do uso de tela de contenção. Em algumas situações, a depender da necessidade, a empresa utiliza mais de um método em determinado canal.

No Jardim Bahia, zona Norte da capital, o monitoramento do canal se dá semanalmente, independente da previsão de chuva; no canal da Anísio Azevedo acontece, atualmente, a limpeza pelo método mecanizado; o canal do Marivan (Prainha) foi limpo recentemente por meio de retroescavadeiras; no canal da Airton Teles, a Emsurb promove a limpeza das cabeceiras três vezes por semana; o canal do Médici passou por uma intensa limpeza mecanizada, entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março, e recebe constantemente a tela de contenção; e há também o monitoramento intensificado nos canais da região do Largo da Aparecida e Santa Lúcia. Ainda neste mês de abril, as margens desses canais receberam serviços de limpeza.