Prefeitura reforça serviços de limpeza e manutenção em diversos bairros da capital

Serviços Urbanos
27/04/2020 14h30

Apesar de manter o foco voltado para as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, a Prefeitura de Aracaju não descuida de outras frentes de trabalho, a exemplo das que promovem a limpeza e conservação dos espaços públicos da capital. Desta forma, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mobilizou, nesta segunda-feira, 27, cerca de 340 agentes que atuaram em ruas e avenidas dos bairros Santo Antônio, 18 do Forte, Siqueira Campos e  residencial Costa Nova, na Zona de Expansão.

Divididos em equipes por tipo de serviço, os profissionais desempenharam, em regime de mutirão, os serviços de varrição, capinação, além do recolhimento de resíduos como pequenas embalagens, plásticos e outros materiais descartados indevidamente nas vias. Com estas ações pontuais, planejadas de acordo com as necessidades de cada bairro, a empresa municipal consegue obter mais celeridade no atendimento às demandas de limpeza pública.

Conforme explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, além da coleta domiciliar, estes serviços são igualmente importantes, uma vez que contribuem, sobretudo, para a saúde da população.

"Com a limpeza frequente das vias evitamos a proliferação de vetores, como ratos, baratas e outros insetos, que podem prejudicar a saúde dos moradores. Neste sentido, elaboramos todos os dias o nosso cronograma de serviços de maneira que o maior número de bairros sejam contemplados", explicou o diretor.

De acordo com a Diretoria de Operações, após a conclusão dos serviços nestas localidades os próximos bairros atendidos serão o Bugio, Jardim Centenário e Santos Dumont.

Limpeza de canal
Além dos serviços de manutenção, o cronograma desta segunda-feira contemplou ainda as atividades de limpeza manual nos canais que cortam os bairros Soledade e residencial Brisa Mar, na Zona de Expansão, e por barragem móvel no conjunto Beira Mar, no bairro Aeroporto. Já no Coqueiral, Salgado Filho e Jardim Centenário, a ação aconteceu de forma mecanizada.

Por meio desta ação, que engloba a remoção dos bancos de areia, lixo e outros tipos de sedimentos, a passagem da água fica mais liberada, tendo, assim, uma maior vazão. "Essa atividade faz parte das ações preventivas da administração municipal no que diz respeito ao período chuvoso", concluiu Bruno.