Prefeitura reforça limpeza em canais das zonas Norte e Sul da capital

Serviços Urbanos
28/04/2020 16h00

O serviço de limpeza de canal é essencial para a prevenção de ocorrências que impactam negativamente o sistema de drenagem pluvial da cidade. Por esta razão, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza de forma contínua, intervenções deste tipo em diversas localidades, como as executadas, nesta terça-feira, 28, em bairros das zonas Norte e Sul da capital. 

No conjunto Beira Mar, no bairro Aeroporto, os agentes deram sequência à limpeza iniciada no dia 3 de março, pelo método de barragem móvel. A mesma metodologia está sendo utilizada no conjunto Almirante Tamandaré, no Santos  Dumont, na parte do canal situada na rua H.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, as ações de limpeza ocorrem após um planejamento detalhado que determina a melhor técnica a ser aplicada em cada localidade, podendo ser utilizada mais de uma para o mesmo canal. “No Tamandaré, por exemplo, além da ação por barragem, outros trechos foram atendidos, nessa gestão, com a limpeza mecanizada e também a manual”. 

Com o uso de máquinas, como escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras, equipes atuaram na manutenção da drenagem dos canais do loteamento Nova Liberdade, no Jardim Centenário e no bairro Santa Maria, na região conhecida popularmente como Prainha. No bairro 13 de Julho, na avenida Anísio Azevedo, a ação que promove maior capacidade de escoamento das águas, que teve início no dia 11 de março, foi intensificada.

Ainda nesta terça, de forma  manual, as equipes deram continuidade aos serviços  iniciados na segunda (27) nos canais dos Residenciais Costa Nova e Brisa Mar, ambos na Zona de Expansão. Já na zona Norte, a ações de desobstrução contemplaram os canais que cortam o 
Loteamento Ângela Catarina, no Bugio, e o da avenida Maria Salomé, no bairro Soledade. 

“Realizamos este serviço a cada três meses, entretanto, antes deste prazo podemos retornar e fazer a limpeza no mesmo canal. Tudo isso é fruto de um trabalho intensivo, por parte dos nossos fiscais, que sinalizam a necessidade de intervenção nos canais após constante monitoramento. O nosso intuito é preparar a cidade para o enfrentamento de situações que prejudicam a população, principalmente, no período chuvoso”, garante Bruno Moraes.