Emsurb intensifica fiscalização de áreas públicas diante das medidas de flexibilização

Serviços Urbanos
29/04/2020 15h00

A Prefeitura de Aracaju tem concentrado todos os seus esforços nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus na capital. Por isso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vem atuando de maneira intensiva de modo que as orientações preventivas estabelecidas nos decretos municipal e estadual sejam cumpridas diante da flexibilização do funcionamento para alguns setores da economia.

Conforme explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, as ações de fiscalização e monitoramento da empresa foram alinhadas para que os critérios do decreto de distanciamento social e higienização nos estabelecimentos comerciais, sejam direcionadas para impedir a aglomeração de pessoas.

“O que foi flexibilizado através do Governo do Estado e que foi ratificado pela Prefeitura, foram algumas atividades. Desta forma, iremos fiscalizar, dentro do que for de competência da Emsurb, tanto as atividades liberadas como aquelas que não foram, a exemplo do comércio ambulante. Além disso, vamos manter os horários reduzidos para o funcionamento dos mercados, a fiscalização e nova reorganização das feiras”, enfatiza o presidente.

Nos mercados municipais e nas 16 feiras livres em funcionamento na capital, o trabalho de sensibilização junto aos comerciantes foi ampliado. Nestes locais, a empresa municipal intensificou, desde a última sexta-feira  (24), as recomendações para o uso de máscaras entre os feirantes e permissionários, além de estender as medidas de prevenção implementadas anteriormente, seguindo às normas de higienização e distanciamento social, entre elas a instalação de disciplinadores, controle do fluxo de pessoas e disponibilização de álcool em gel. O objetivo é evitar as possibilidades de contaminação pelo novo coronavírus entre o público que frequenta estes espaços.

Ainda neste sentido, Luiz Roberto lembrou que desde o dia 19 de março a Emsurb vem adotando outros critérios nos mercados, quando na ocasião, fiscais da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), distribuíram material informativo para os permissionários que trabalham nestes locais sobre os cuidados necessários à prevenção ao novo coronavírus.

“Estamos seguindo a mensagem que vem sendo amplamente divulgada pela Prefeitura de Aracaju, conforme orientação dos órgãos de saúde. Por isso, nossas equipes de fiscalização continuam empenhadas, realizando o monitoramento constante em áreas da cidade consideradas mais críticas, do ponto de vista da aglomeração de pessoas, a exemplo do Centro e da região do entorno dos mercados centrais, onde muitos ambulantes se concentram, prejudicando, sobretudo, os nossos permissionários que cumprem com suas responsabilidades”, afirma Luiz Roberto.

Além do centro comercial, a Emsurb monitora e fiscaliza ainda o cumprimento de outras medidas estabelecidas pela gestão municipal, por meio do Comitê de Operações de Emergência, para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Entre elas, a suspensão das atividades de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol e do o acesso à praia do Viral, seja terrestre ou fluvial. O Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira) permanece fechado ao público, atendendo ao decreto municipal.

“É preciso deixar claro que não existe essa orientação para liberar geral. O que há é um esforço conjunto dos órgãos municipais para que a gente consiga evitar, acima de tudo, uma sobrecarga no sistema de saúde. Por isso, pedimos a população que use máscaras, que os seguimentos que foram reabertos cumpram rigorosamente o que está estabelecido nos decretos, no que se diz respeito à higienização, distanciamento social, uma vez que pode haver fechamento, posteriormente, caso não haja o respeito às normas”, alerta o presidente Luiz Roberto Dantas.

Reconhecimento
Para o taxista Valtênio Santos os cuidados adotados pela administração municipal, no intuito de evitar aglomerações em espaços públicos, está aprovado. “O serviço da Emsurb está sendo bem feito, principalmente nessa época que devemos evitar que as pessoas fiquem muito próximas. Como trabalho nessa região dos mercados, todos os dias sou testemunha do esforço dos fiscais, passando orientações, tanto para os ambulantes como para a população que vem fazer compras”, diz o taxista.

“Dentro do mercado, os fiscais estão desenvolvendo um trabalho muito bom. Com relação ao comércio dos ambulantes, percebo que a Prefeitura está fazendo a parte dela também, porém é preciso um pouco mais de colaboração por parte destes comerciantes e da própria população”, destaca dona Gilmaria Santana.

O empenho da gestão também foi reconhecido pela dona de casa Rosilene Maria. “Muito bom o trabalho dos fiscais da Emsurb. Estava com receio de vir hoje ao mercado, mas quando cheguei aqui, que encontrei eles controlando a entrada de pessoas, evitando aglomeração, me senti mais segura e tranquila”, ressalta.