Prefeitura intensifica interdições de equipamentos de uso comunitário na capital

Defesa Social e Cidadania
29/04/2020 18h04

Diante do aumento do número de casos confirmados de covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça as ações voltadas ao cumprimento das medidas previstas nos decretos municipal e estadual, para coibir aglomerações. Faz parte desse trabalho a interdição de equipamentos de uso comunitário ou de espaços que favoreçam a contaminação pelo novo coronavírus. A estratégia visa conter a propagação do vírus, na capital.

Quadras esportivas, parques, academias ao ar livre, aparelhos de ginástica, bancos e outras estruturas que possam representar risco à população são alvo da ação, que já ocorreu em 36, das 167 praças do município. Nesses locais são instaladas sinalizações que indicam a proibição de uso, com a utilização de placas, fitas zebradas e cartazes.

Nesta quarta-feira, 29, as equipes atenderam a denúncias nos bairros Inácio Barbosa, Santa Tereza e no Conjunto Beira Mar, localizado na Zona de Expansão. "Recebemos informações de que as quadras esportivas estavam sendo amplamente utilizadas. Por isso, comparecemos aos locais indicados e procedemos as interdições. A ocasião foi, também, de diálogo com as pessoas que ocupavam esses espaços no momento da ação", afirma o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

As medidas integram o plano de enfrentamento ao novo coronavírus e contam com a atuação integrada dos diversos órgãos municipais, em um esforço permanente de proteção à vida dos aracajuanos.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju alerta, ainda, que a violação desses equipamentos interditados é considerada crime e que retirar a sinalização gera riscos à saúde de outros indivíduos. "Em dois casos, a Defesa Civil já prestou queixa na delegacia por violação dos espaços, o que representa crime contra a saúde pública. Convém ressaltar que a retirada da fita de isolamento favorece a contaminação de pessoas que poderiam se precaver, diante da expressa sinalização", explicou Sílvio Prado.

A Prefeitura de Aracaju vem reforçando a fiscalização e coibi atos que possam representar risco, mas orienta a população sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas por cada um. "A população deve se somar a esses esforços. É preciso que as pessoas se conscientizem e adotem as medidas preventivas. Se puderem, fiquem em casa", reforça o coordenador da Defesa Civil.