Prefeitura dá continuidade à limpeza do canal do conjunto Almirante Tamandaré

Serviços Urbanos
04/05/2020 16h00

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju deu continuidade, nesta segunda-feira, 4, à execução do serviço de limpeza no canal do conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont, zona Norte da cidade. A ação, que ocorre pelos métodos de barragem móvel e mecanizado, deve ser concluída nos próximos 15 dias, podendo ser estendida conforme a necessidade.

Segundo o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, para dar mais celeridade e efetividade à operação, a equipe técnica da empresa municipal optou, após um planejamento minucioso, por dividir os trabalhos de limpeza em duas frentes. 

“Na parte revestida do canal, situada na rua H, estamos dando sequência à limpeza por barragem. Já no trecho onde o canal se apresenta de forma natural, nas proximidades da avenida Euclides Figueiredo, estamos fazendo a intervenção com o uso de máquinas devido à quantidade de sedimentos e lixo acumulados que impedem o escoamento regular das águas. Por isso, neste local, além da limpeza iremos profundar e alargar o curso do canal para otimizar a drenagem”, explica Bruno.

Para José Augusto Souza, liderança comunitária do Almirante Tamandaré, que acompanhou de perto o serviço dos agentes, o trabalho desenvolvido pela atual administração está transformando o aspecto da região onde reside. “A Prefeitura, através da Emsurb, tem trabalhado com muito empenho em nossa comunidade. Só tenho a agradecer. Há alguns anos atrás, a limpeza desse canal nunca era concluída. Eles limpavam somente até determinado trecho e paravam, agora, isso não acontece mais”, reconheceu.

Outros canais
Ainda nesta segunda, de forma manual, as equipes atuaram nos canais do loteamento Aningas, no bairro Farolândia, e na rua Dr. José Calumby, no Suíssa. A metodologia por barragem também foi utilizada no conjunto Beira Mar, no bairro Aeroporto. 

A manutenção na drenagem foi intensificada ainda, pelo método mecanizado, no bairro Salgado Filho, na avenida Anísio Azevedo, onde a ação acontece desde o dia 11 de março e na região da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho.