Controladoria-Geral do Município conclui análises das prestações de contas anuais de 2019

Controladoria Geral do Município
06/05/2020 08h00

Os servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM) de Aracaju concluíram, no último dia 30, as análises das prestações de contas dos órgãos e entidades do poder executivo municipal, referentes ao exercício financeiro de 2019. Agora, após diagnóstico, os processos são restituídos à origem para, em seguida, serem encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), para fins de exame e julgamento.

O secretário-chefe da CGM, Eliziário Sobral, explica que o TCE, por meio do Ato da Presidência nº. 19/2020, estendeu todos os seus prazos em 60 dias. “Porém, mesmo estando cientes da prorrogação do prazo de recebimento dos processos, nosso corpo técnico manteve a norma anterior, o que demonstra total comprometimento e profissionalismo, apesar da pandemia de covid-19”, analisou.  

Eliziário Sobral destaca, ainda, que o sucesso para o exame das contas de 2019 é resultado das medidas adotadas pela CGM durante este período de quarentena, uma vez que, em consonância com os decretos municipais, a dinâmica de trabalho do órgão foi alterada. “Readequamos a nossa maneira de atuar, limitando o número de pessoas em cada ambiente – tanto no setor que recebe o público externo [Ouvidoria-Geral] ou nas áreas internas do órgão”, frisa.

Ainda segundo ele, outra providência adotada foi a disponibilização de álcool em gel em áreas estratégicas da Controladoria, bem como nas salas, além do reforço na higienização dos espaços. Além disso, os funcionários com idade superior a 60 anos foram autorizados a realizar o trabalho remotamente, e o horário de expediente também foi alterado: de 7h às 13h.

Com base na Instrução Normativa nº 001/SEMCI/2004 e na resolução nº 270, de 17 de novembro de 2011, do TCE/SE, a diretora do Departamento de Análise de Prestação de Contas da CGM, Fernanda Lima, credita ao engajamento da equipe o êxito na conclusão deste trabalho.

"Nossa parceria e esforço em conjunto deram certo. No início, estranhamos a distância com os demais colegas, mas focamos em buscar a eficiência para que o processo fosse concluído em tempo hábil, além de garantindo a conformidade nas informações fornecidas pelos gestores municipais", disse Fernanda Lima.