Prefeitura realiza aferição de temperatura corporal em permissionários do Virgínia Franco

Serviços Urbanos
06/05/2020 17h10

A Prefeitura de Aracaju dá mais um passo no combate à propagação da covid-19 na capital. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou, nesta quarta-feira, 6, o monitoramento com aferição da temperatura corporal dos permissionários que exercem as atividades autorizadas a funcionar no mercado Maria Virgínia Leite Franco, na região central da cidade. 

Conforme detalhou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, durante a ação, coordenada pelo setor de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, os permissionários recebem esclarecimentos e só então o procedimento é realizado, naqueles que se disponibilizam de forma voluntária. Todo o processo, por pessoa, dura cerca de um minuto. 

“Não há obrigatoriedade para a aferição. O nosso objetivo é estabelecer, de maneira preventiva, os cuidados com a saúde e bem-estar dos nossos permissionários, e através de ações deste tipo, promover mais segurança para que eles continuem exercendo o seu comércio, como também mais conforto para os consumidores que frequentam o mercado central”, enfatizou Luiz Roberto.
                                                                                                                                                                                         
Enfermeira e coordenadora do setor de Medicina e Segurança do Trabalho, Clayne Gomes Oliveira explicou a importância do procedimento preventivo. “Mesmo que a elevação da temperatura esteja associada a alguma síndrome gripal ou outra enfermidade, é importante que seja feito esse monitoramento com as orientações devidas, para que a pessoa possa iniciar algum tratamento, caso necessário”, orientou.

Nos próximos dias, a atividade irá contemplar outros espaços de comércio gerenciados pela Emsurb. “Nesta quinta [7], por conta da grande adesão dos permissionários, daremos continuidade aos trabalhos no Maria Virgínia. Já na sexta [8] a programação chega ao mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco e, posteriormente, ampliaremos para os demais mercados setoriais. A ideia é realizar esta ação em média duas vezes por semana”, afirma o presidente.

A medida inovadora adotada pela administração municipal teve a aprovação dos permissionários, a exemplo de Pedro Espinelli. “Achei muito interessante essa ação, pois dá mais segurança pra gente que precisa sair de casa todos os dias para trabalhar. Porque a pessoa pode estar infectada e não saber e medindo a temperatura já indica se tem algo errado e a pessoa já procura logo se tratar”, ressaltou.       
                                                                                                                  
O açougueiro Josivaldo Tavares de Jesus também elogiou o procedimento. “Na minha opinião todas as ações que a Prefeitura está fazendo dentro do mercado estão corretas, como o álcool em gel e a orientação para o uso de máscaras. Além disso, essa atitude de olhar a nossa temperatura foi excelente porque traz ainda mais segurança pra nós”, afirmou o permissionário, que comercializa carnes há cerca de 15 anos no Maria Virgínia. 

“Fiquei muito feliz com esta ação porque pode indicar se tem algo errado, e a pessoa procura um hospital ou posto de saúde para fazer o tratamento necessário”, comentou a comerciante de hortifruti, Helena Santos Silva.
                                                                                 
“Muito boa essa iniciativa. Moro com minha mãe que é idosa e me preocupo muito com ela, por isso só tenho que parabenizar a Prefeitura por essa ação que permite a gente trabalhar com mais tranquilidade e segurança”, afirmou a permissionária Valdeci dos Santos. 

Outras medidas
A empresa municipal vem atuando de maneira intensiva em outras frentes de modo que as orientações preventivas estabelecidas nos decretos municipal e estadual sejam cumpridas nos espaços públicos da cidade. Desta forma, nos mercados municipais o trabalho de sensibilização vem sendo ampliado. 

Nestes locais, a Emsurb instalou placas informativas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras entre os permissionários e consumidores, além de estabelecer critérios que atendem às normas de higienização e distanciamento social, entre eles a instalação de disciplinadores, controle do fluxo de pessoas e disponibilização de álcool em gel.