Em parceria com cooperativas, Prefeitura oferta serviços de coleta de recicláveis

Serviços Urbanos
06/05/2020 16h43

Nesta quarta-feira, 6, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) efetuou o serviço de coleta seletiva em comunidades do São José, Ponto Novo e Inácio Barbosa, zona Sul da cidade. A ação faz parte de parcerias mantidas entre a Prefeitura de Aracaju e Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores) e Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), ambas situadas na região do bairro Santa Maria.  

Executado pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, o serviço é levado a moradores e comerciantes de 17 bairros da capital sergipana, possibilitando o recolhimento e a destinação adequada de materiais com potencial reciclável. Além disso, a consciência socioambiental dos que aderem o descarte através dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e do programa Cata Treco, outras iniciativas da gestão, representa também uma garantia de renda aos trabalhadores das entidades parceiras.

“O volume de lixo seco, como papel, plástico, metais e vidro, segue para a Care. Ao chegar na cooperativa, esses materiais passam por uma triagem antes de serem prensados ou triturados para que sejam comercializados. O rejeito, como é chamado o resíduo que não é aproveitado, é colocado em caixas coletoras e seguem para o aterro sanitário. Já os materiais recicláveis coletados pelo Cata Treco e nos PEVs, são destinados para a Coores”, explica o diretor, Bruno Moraes

O cidadão, empresa ou condomínio que tiver interesse em contribuir com material reciclável para o programa de Coleta Seletiva, como também obter mais informações sobre as ações da Emsurb, pode contatar a Ouvidoria da empresa municipal pelo telefone 3021-9908, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.

Programa Cata Treco
Com início a partir das 8h, nesta quinta e sexta-feira, 7 e 8, o caminhão do programa Cata Treco estará concentrado em ruas do bairro Coroa do Meio, zona Sul de Aracaju. O ponto de partida será a Unidade Básica de Saúde Hugo Gurgel, situada na rua Renato Fonseca Oliveira, s/n° e na área das barracas de fogos, na rua José Freitas de Andrade, respectivamente.