Permissionários do Maria Virgínia aprovam medida preventiva de aferição de temperatura corporal

Serviços Urbanos
07/05/2020 17h00

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deu continuidade, nesta quinta-feira, 7, ao monitoramento com aferição da temperatura corporal dos permissionários do mercado Maria Vírgínia Leite Franco. A iniciativa, que se soma às demais adotadas pela Prefeitura de Aracaju no combate à propagação da covid-19 na capital, gerou um impacto positivo entre os 1.200 comerciantes que estão autorizados a exercer suas atividades no espaço.

Para o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a aferição da temperatura como um critério preventivo é de extrema importância, uma vez que a febre, quando constatada, é um dos principais sintomas entre as pessoas infectadas pelo coronavírus.

“Desta forma, além das medidas já adotadas, percebemos a necessidade também de aferir a temperatura entre os permissionários dos mercados centrais e setoriais como uma forma de promover mais segurança e tranquilidade, no que se diz respeito à manutenção de um ambiente mais controlado. Por isso, a partir do momento que for detectada alguma temperatura elevada, a pessoa será orientada a retornar para sua residência e de imediato procurar uma unidade básica de saúde”, ressaltou o presidente.

A ação, desenvolvida pelos profissionais do setor de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa, foi percebida de forma positiva por aqueles que, de forma voluntária, se disponibilizaram para o procedimento preventivo.

“Este trabalho mostra o cuidado e a preocupação da Prefeitura com a nossa saúde, por isso essa iniciativa está mais do que aprovada”, disse a permissionária Lisandra Leite, após passar pelo processo que dura cerca de um minuto, por pessoa. 

“Eu me sinto mais seguro com uma ação como essa. Porque a gente sai de casa pra trabalhar todos os dias, além de ter contato com muita gente que não sabemos se está contaminada ou não. Então, com a aferição da temperatura já indica se tem algo errado e a pessoa pode trabalhar mais tranquilo”, ressaltou o permissionário José Wellington Nunes.

Comerciante de hortifruti, Ângela Pereira Barros também aprovou a ação. Na ocasião, ela afirmou ainda já ter incorporado à sua rotina o uso da máscara, também visando a prevenção. “A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. Porque quanto mais cuidado, melhor será para todos”, frisou.
                                                                                                                                              
“Essa ação de certa forma é até um incentivo para que a gente continue tomando os cuidados devidos, como usar a máscara, pra que as pessoas não sejam contaminadas ao mesmo tempo e acabem lotando os hospitais. Foi uma medida correta”, destacou Carlos Miranda, que realiza consertos em aparelhos eletrônicos. 

Luiz Roberto Dantas ressaltou que as demais ações implementadas anteriormente, a exemplo da instalação de recipientes com álcool em gel, fixação de material informativo, uso de disciplinadores nos acessos e a obrigatoriedade do uso de máscaras acontecem de forma paralela.

“Estamos cumprindo rigorosamente o que foi determinado nos decretos estadual e municipal e todas as recomendações dos órgãos da saúde, no que se refere ao distanciamento social e higienização dos ambientes. A nossa intenção é garantir o funcionamento dos mercados dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, reiterou o presidente.

Nesta sexta-feira, dia 8, a programação chega ao mercado Milton Santos, no conjunto Augusto Franco e, posteriormente, aos demais mercados setoriais.