Conselho de Alimentação Escolar de Aracaju aprova kits para os alunos das escolas municipais

Educação
07/05/2020 16h44

Em reunião extraordinária com membros do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (Comae), a secretária Municipal da Educação de Aracaju, Cecília Leite, apresentou aos conselheiros o novo formato do kit de alimentação que será entregue aos alunos da rede municipal de ensino a partir da próxima segunda-feira, 11.

Convocada pela secretária, a reunião buscou esclarecer as dúvidas do Conselho a respeito da segurança alimentar dos estudantes no período de pandemia já que, com a suspensão das aulas, a alimentação não está sendo ofertada nas escolas.

Um dos pontos esclarecidos aos conselheiros é o de que não há nenhum novo contrato ou custos extras com a aquisição de alimentos para a distribuição dos kits. “Estamos utilizando um contrato já vigente e a empresa fez apenas alguns ajustes. O custo que eles deixam de ter com gás de cozinha para o preparo dos alimentos, eles compensam com a nova logística de distribuição nas escolas que exige, por exemplo, a contratação de mais caminhões frigoríficos”, explicou a secretária.

Mudanças
Durante a reunião, a secretária apresentou ainda um exemplar do kit da creche e um do kit distríbuido para alunos do ensino infantil, fundamental e educação de jovens e adultos. “Solicitamos à empresa que retirasse dos kits a bebida lactea e o kit horti, que são alimentos perecíveis e que, por conta do transporte e do excesso de manuseio, sofriam grande desgaste. Eles foram foi substituídos por outros itens”, ressaltou Cecília.

Para o presidente do Comae, Elias Aureliano da Silva, a reunião foi muito esclarecedora. “Nessa situação excepcional, de pandemia, é tudo novo para todos: para a secretaria, para o conselho, para a comunidade escolar. Então a gente fica com muitos questionamentos, muitas dúvidas. Hoje, a secretária Cecília, por iniciativa própria, convocou o conselho para nos dar esses esclarecimentos que a gente necessitava. Acho que precisamos estreitar cada vez mais esse relacionamento, para que o Conselho possa contribuir com a sociedade e com a gestão nesse programa de alimentação escolar”, frisou o presidente.

Entrega
A secretária convidou os membros do conselho a visitarem as escolas durante a próxima entrega dos kits para que eles atestem de perto a qualidade dos produtos e a logística planejada para evitar aglomerações durante o período de pandemia. Anunciada na tarde desta quinta-feira, 7, pelo prefeito municipal, a entrega acontece entre os dias 11 a 20 de maio.

“Lembrando que o kit de alimentação escolar é destinado exclusivamente para alunos devidamente matriculados na rede municipal de ensino de Aracaju e que, para entrar na escola e receber seu kit, é obrigatório o uso de máscara”, orientou Cecília.

Para esclarecer duvida sobre a entrega dos kits, o pai ou responsável pode ligar para a Central de Atendimento da Secretaria Municipal da Educação, nos telefones fixos 79 3179-1538 e 3179-1574 e também via WhatsApp, pelo 79 98106-2969.