Prefeitura realiza aferição de temperatura em permissionários do mercado Milton Santos

Serviços Urbanos
08/05/2020 16h00

Nesta sexta-feira, 8, a Prefeitura de Aracaju efetuou o monitoramento com aferição da temperatura corporal dos 206 permissionários que exercem atividades no mercado Vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, zona Sul da cidade. A ação ocorreu em continuidade ao trabalho iniciado na quarta-feira (6) no mercado central Maria Virgínia Leite Franco.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, o trabalho complementa outras medidas colocadas em prática nestes locais para evitar a propagação da covid-19.
 
"Já foram instalados dispensers com álcool em gel e os fiscais seguem atuando para controlar o fluxo de pessoas. Também orientam sobre a necessidade do uso da máscara de proteção, a não aglomeração e a manutenção do distanciamento social", destaca Luiz Roberto Dantas.

Coordenada pela diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, a ação conta com a participação e empenho de profissionais habilitados do setor de Segurança e Medicina do Trabalho da empresa. 

De acordo com a coordenadora do setor, enfermeira Clayne Gomes, mesmo que a elevação da temperatura esteja associada a alguma síndrome gripal ou outra enfermidade, é fundamental que seja feito esse monitoramento com as orientações devidas, para que a pessoa possa iniciar imediatamente algum tratamento, caso necessário.
 
Claune pontuou, ainda, que todo o procedimento foi feito de maneira voluntária, com a permissão dos comerciantes. “Antes da aferição, os permissionários recebem esclarecimentos e só então a medição é feita”, acrescentou.

Reconhecimento
Permissionária no Milton Santos há 5 anos, Mércia Santos elogiou a ação da administração municipal. “É uma iniciativa muito boa. A prevenção é importante nesse momento em que estamos vivendo. A Prefeitura está de parabéns por essa ação, pois permite que a gente trabalhe com mais segurança”, disse a comerciante de carnes.

“É sensacional, pois traz mais segurança pra nós comerciantes e pra os clientes. Mas acho , também, que todos precisam fazer a sua parte. Aqui, eu não deixo de usar a máscara e nem de colocar álcool em gel, disponibilizado pela Emsurb”, comentou Elias dos Santos que possui uma banca de coco no espaço de compras. 

Manoel Luiz também demonstrou satisfação. “É uma medida maravilhosa. Diariamente estamos em contato com diversas pessoas. Com essa ação podemos trabalhar mais tranquilos porque a aferição já pode indicar se tem algo errado ou não, evitando passar a doença adiante. Então, quanto mais cuidado, melhor”, afirmou o comerciante. 

Dona Givalda Santos Lima também destacou a importância da ação para que os vendedores possam buscar orientações dos profissionais de saúde, se houver a necessidade. “É fundamental porque dando alteração na temperatura, podemos procurar imediatamente atendimento médico e tirar a dúvida se estamos ou não doentes,” comentou a negociante de hortifruti.