Prefeitura mantém equipes em alerta para chuvas e monitora toda a cidade

Defesa Social e Cidadania
09/05/2020 11h25

Neste sábado, 9, a Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em atenção aos impactos provocados pelas fortes chuvas que atingem a capital. Por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), são monitoradas áreas de risco e locais afetados, de maneira que providências possam ser prontamente adotadas para minimizar possíveis transtornos aos aracajuanos.

Até as 11h, o acumulado de chuva chegou a 48.4mm, em seis horas. O grande volume em curto espaço de tempo gera impactos que são acompanhados pelas equipes da Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Semdec.

As equipes permanecem atentas às áreas com risco para deslizamento de terra, enchentes e inundações, além de concederem atendimento aos chamados registrados através do número emergencial 199.

"Atuamos de maneira integrada com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), SMTT e Assistência Social, para a adoção das medidas que forem necessárias em atendimento às demandas ocasionadas pela forte chuva que atingiu a capital nesta manhã", explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, indica alguns cuidados a serem adotados pela população. "Aos que residem em áreas de risco, como as que estão próximo a encostas, é importante observar se há movimentação de árvores ou postes, nas imediações, assim como verificar se, durante as chuvas, há o aparecimento de fissuras ou rachadoras em paredes, assim como alterações no solo. Caso haja algum ruído diferenciado no telhado, orientamos que acionem a Defesa Civil, imediatamente, e busquem um lugar seguro até que seja realizada uma avaliação", orienta.

Alerta por SMS

Ainda na noite da sexta-feira (8), novo mensagem foi emitida através do Serviço de Alerta por SMS - 40199, da Defesa Civil. A mensagem chama a atenção para possibilidade de chuvas moderadas durante o final de semana. 

A previsão indica possibilidade de chuvas entre 20 e 50 milímetros por dia. A mensagem enviada pela Defesa Civil possibilita que os aracajuanos estejam atentos e diante de situações de risco acionem a Defesa Civil de Aracaju, através do número 199, o mais rápido possível, para que seja procedida a avaliação de risco e sejam adotadas as medidas de segurança pertinentes.