Recapeamento do anel viário da zona Norte está concentrado na Estrada do Engenho Novo

Obras e Urbanização
13/05/2020 11h00

A requalificação do anel viária da zona Norte, executada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está concentrada, atualmente, na continuidade da implementação do novo pavimento das ruas Nossa Senhora da Glória e Estrada do Engenho Novo, vias que interligam os bairros Cidade Nova, Porto Dantas e Bairro Industrial.

Essa obra, na qual estão sendo investidos cerca de R$5,8 milhões, com recursos conveniados entre o Município e o governo federal, cria rotas alternativas e melhora o pavimento asfáltico de um longo trecho de vias públicas na zona Norte, região marcada por intensa densidade demográfica e que ocupa aproximadamente 20% de todo o território do município.

O projeto já contemplou a revitalização de toda a extensão das ruas Cláudio Batista, Santa Terezinha e Artur Fortes, e agora entra em uma nova etapa, com a conclusão dos serviços na rua Nossa Senhora da Glória e na avenida Lauro de Britto Porto, popularmente conhecida como Estrada do Engenho Novo.

Nos últimos dias, mesmo com o tempo chuvoso, os serviços retomaram com maior intensidade, viabilizando a implementação de uma nova camada asfáltica onde antes havia paralelepípedo nas últimas duas vias contempladas no projeto. Com isto, a Prefeitura avança ainda mais na consolidação da mobilidade dos bairros da zona Norte e moderniza o parque mobiliário de uma área que apresenta complexidade social e urbanística, além de assegurar saneamento básico para milhares de pessoas.

Iniciada no primeiro semestre de 2019, a obra diminuiu o ritmo no cronograma para alinhar detalhes técnicos no projeto. Secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari explica a importância da obra.

"Esta obra representa, conceitual e literalmente, um anel viário que começa na colina do Santo Antônio e segue até próximo ao Parque da Cidade. Ou seja, cria na zona Norte rotas alternativas com ruas devidamente recapeadas, sinalizadas e bem iluminadas", detalha Ferrari.

Depois da etapa do recapeamento, as vias receberão sinalização horizontal e vertical para melhor orientar os condutores.