Prefeitura leva serviço de limpeza de canal ao Lourival Batista e região

Serviços Urbanos
14/05/2020 16h00

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju permanece atuando, com regularidade, na execução de atividades de limpeza e manutenção nos canais da cidade. Cumprindo o cronograma diário de ações, nesta quinta-feira, 14, equipes efetuam a intervenção manual no canal situado na rua Tenente Durval Chaves, no conjunto Lourival Batista, zona Oeste da capital. 
 
Na localidade, de forma a promover o melhoramento na drenagem da rede pluvial da região, os agentes trabalham na coleta de resíduos do interior do canal, provenientes do descarte irregular, assim como nas laterais e cabeceiras. Além de aliviar a retenção das águas, a tarefa também auxilia na prevenção do aparecimento de insetos e vetores, como ratos e muriçocas. 
 
“Para o atendimento aos diversos pontos da cidade, a Emsurb possui um cronograma baseado na última data em que foi realizado o serviço de limpeza em cada canal. Em média, a ação acontece a cada três meses, mas, a depender do acúmulo de materiais, alguns podem receber intervenção antes deste prazo”, garante o diretor de Operações, Bruno Moraes. 
 
Segundo informações da diretoria, de modo a intensificar as ações na região, ainda nesta quinta, trabalhadores da empresa municipal se mobilizaram na limpeza manual do canal da avenida Salatiel, no bairro José Conrado de Araújo. Além disso, após dois dias de atividades, foram concluídas as tarefas de limpeza no canal da avenida Chanceler Osvaldo Aranha.  
 
De acordo com Bruno, o trabalho baseado na prevenção é importante, principalmente, nos canais interligados. “Um canal quando obstruído impede que a água desses bairros siga o fluxo normal. Com a vazão reduzida, a drenagem ocorre de maneira mais lenta, as águas se acumulam e causam os alagamentos”, concluiu o diretor. 
 
Outros serviços
Tendo em vista a ampliação das ações relativas à limpeza urbana em todo o conjunto Lourival Batista, a Prefeitura promoveu um grande mutirão, entre os dias 4 e 7 de abril, contemplando serviços de varrição, capina e recolhimento de resíduos em vias públicas da região. A coleta domiciliar de lixo segue acontecendo, regularmente, às segundas, quartas e sextas-feiras. Já o programa Cata Treco tem previsão de retorno à comunidade no próximo dia 26.