Prefeitura segue capacitando profissionais que atuarão no hospital de campanha

Saúde
18/05/2020 15h30

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju dá continuidade, nesta segunda-feira, 18, ao treinamento dos profissionais que atuarão nos serviços do Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, construído para atender a pacientes com covid-19 na capital. 

A proposta da capacitação é garantir aos servidores o conhecimento necessário para  abordagem, identificação, manejo clínico e tratamento dos casos suspeitos de covid-19, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
 
De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Jane Curbani, desde o início do processo de capacitação, que abrange também os servidores que já atuavam na rede de saúde do município, há atualizações sobre as características do vírus, de acordo com os mais recentes estudos científicos assim como treinamentos práticos. 

“Este treinamento é fundamental, pois traz segurança ao trabalhador na sua atividade cotidiana. A capacitação está sendo aqui no Hospital de Campanha, de maneira que os profissionais possam se ambientar ao local. Além disso, estamos atualizando sobre os procedimentos que devem ser adotados nos pacientes infectados pelo coronavírus, especialmente aqueles cujo quadro esteja agravado”, explica a coordenadora 

Para a enfermeira e área técnica do Ceps, Ana Elizabete Silva, no treinamento os profissionais visitam todas as instalações do Hospital. “Depois fazemos uma introdução geral sobre a covid-19, falamos também sobre o trabalho em equipe, sobre a entrada de paciente e sobre o fluxo de paramentação e desparamentação, entre outras coisas fundamentais para atender bem aqueles que passarem pelo Hospital”, detalha. 

Ainda segundo a enfermeira, os profissionais precisam ser orientados sobre os cuidados básicos no momento de utilização dos EPIs, visto que a contaminação pode ocorrer durante a retirada dos equipamentos, após o atendimento com o paciente infectado.
 
“O treinamento é fundamental para que possamos replicar os nossos conhecimentos com os profissionais e melhorar a assistência e a própria segurança deles no momento de trabalho”, afirma Ana Elizabete Silva.