Prefeitura reforça serviços públicos para maior efetividade do combate ao coronavírus

Serviços Urbanos
18/05/2020 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou nesta segunda-feira, 18, seu cronograma diário de serviços para assegurar o cumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, fixadas em decreto municipal e estadual. Serviços de limpeza, higienização, desinfecção, monitoramento, orientação e fiscalização são as tarefas que têm sido reforçadas pelos agentes e trabalhadores da empresa. 

A equipe que trabalha com higienização e desinfecção atuou em pontos estabelecidos na programação, dentre eles o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), Unidade Socioeducativa de Internação Provisória (USIP), 4ª Delegacia Metropolitana Sul, Ministério Público Estadual (MPE/SE), Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) e Delegacia de Proteção ao Menor. O procedimento, realizado em locais de maior circulação de pessoas, foi iniciado em março.

Paralelamente, fiscais ciruculam em áreas da cidade, principalmente na região central de Aracaju, para monitorar e evitar a comercialização de produtos não essenciais nos espaços públicos e que, normalmente, ocasionam aglomeração. Na Orla Pôr do Sol e nos espaços de compras administrados pelo município, a exemplo dos mercados, a atuação se dá por meio de equipes fixas. Já nas orlas, a supervisão acontece através Guarda Municipal de Aracaju, com apoio da Polícia Militar.

Em relação à parte interna dos mercados municipais, o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, informou que continua a tarefa para, cada vez mais, sensibilizar comerciantes e consumidores quanto a necessidade de cumprimento das medidas estabelecidas, dentre elas o distanciamento social e uso obrigatório de máscara.
 
"Nos mercados, a Prefeitura de Aracaju, desde o início de abril passado, vem disponibilizando álcool em gel, placas educativas e, em algumas situações, instala sinalizadores nos acessos", lembrou Luiz.

Com o retorno do calendário de pagamento do benefício pelo governo federal, via Caixa Econômica Federal, a Emsurb, em conjunto com outros órgãos municipais, colocou em prática um plano de ação no entorno da Agência Serigy, a mais movimenta da Caixa na capital, com instalação de 880 metros quadrados de toldos; 275 cadeiras ordenadas, respeitando a distância de 1,5 metros para que as pessoas possam manter o distanciamento social enquanto aguardam nas filas; acesso preferencial; disciplinadores, banheiros químicos e lavatórios. Também foram montados banheiros e lavatórios no entorno das agências DIA (na avenida Hermes Fontes), Siqueira Campos e Melício Machado.
 
O presidente informou que as ações que ocorrem para atender este público envolvem outros órgãos da administração municipal, a exemplo da SMTT.

Feiras Livres
A nova configuração das feiras livres, estabelecida pela Prefeitura de Aracaju, também tem contribuído para evitar a disseminação do novo coronavírus. De terça a domingo, período em que estes espaços estão em funcionamento, são disponibilizados lavatórios e as equipes seguem desempenhando tarefas como distribuição de máscaras para os consumidores quem não está fazendo uso, assim como de álcool em gel . Eles ainda chamam a atenção dos feirantes para a importância da comercialização mantendo o distanciamento físico e uso dos equipamentos de proteção. 

"Em todas as 16 feiras da cidade, assim como nos mercados municipais, a Emsurb distribuiu material informativo e instalou placas com orientações. Esse material aborda as medidas de prevenção contra a Covid-19. Estamos nos empenhando para evitar a proliferação do novo coronavírus, mas é preciso a colaboração de todos.", concluiu o presidente.