No 17 de Março, Prefeitura mantém ritmo de construção da maternidade municipal

Obras e Urbanização
28/05/2020 10h00

Executada pela Prefeitura de Aracaju a partir de um investimento de 16,7 milhões de reais, feito com recursos conveniados junto ao governo federal, a obra de construção da primeira maternidade municipal, no bairro 17 de Março, avança e já chegou à fase de acabamento predial, com a conclusão dos projetos das redes elétricas e hidrossanitárias. Atualmente, cerca de 60 operários atuam na complementação do sistema de tubulação subterrânea.

Em respeito aos decretos que versam sobre construção civil, assegurando que obras de cunho essencial tenham continuidade, a construção da maternidade não sofreu interferência porque se enquadra nos parâmetros delineados pelos protocolos adotados pelos governos federal, estadual e municipal durante a pandemia da covid-19.

Os operários e técnicos trabalham em conformidade com o distanciamento exigido, utilizando os equipamentos de proteção individual (EPI) e adotando as devidas medidas preventivas para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus.

A maternidade ocupa uma área de 7.589,92 m². O projeto contempla a edificação de quatro pavimentos, duas salas cirúrgicas, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dezenas de leitos neonatais; 50 alojamentos para as mães e os bebês; duas salas cirúrgicas com três leitos de recuperação pós-anestésica, entre outros. O estacionamento terá capacidade para 95 veículos e disponibilizará três vagas exclusivas para ambulâncias.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, o projeto foi elaborado conjuntamente no âmbito da administração municipal. "Dentro de um Planejamento Estratégico que fundamenta a atual gestão de Aracaju, sentamos com a secretária da Saúde para ajustar o projeto tanto pelo viés da parte estrutural como pelos critérios técnicos em construções de unidades de saúde. De forma que foi assim que em abril do ano passado a obra foi reiniciada e hoje anda dentro de um cronograma bem consolidado", garante Ferrari.