Prefeitura orienta feirantes sobre uso correto dos balcões frigoríficos

Serviços Urbanos
19/05/2020 15h30

Nesta terça-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju realizou uma atividade de conscientização entre os feirantes que comercializam produtos de origem animal na feira livre do Batistão, na zona sul da capital. Na ocasião, os fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) passaram orientações sobre a importância da manutenção dos produtos dentro dos balcões refrigerados.

De acordo com o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da empresa municipal, Bira Rabelo, essa ação visa sensibilizar os comerciantes de modo que as condições sanitárias necessárias para a venda desses tipos de produtos sejam asseguradas. 

“Com essas mercadorias acondicionadas da maneira correta, atendemos aos requisitos para a defesa da saúde dos consumidores, além de seguir os aspectos técnicos previstos no processo licitatório”, afirma o diretor. 

A readequação das estruturas de comercialização que já foram padronizadas nas feiras do Batistão, Grageru, Suíssa, Jabotiana, Santos Dumont e conjunto Orlando Dantas, chegará também, a partir do próximo sábado, dia 23, ao espaço de compras do bairro 18 do Forte. 

“Estamos implementando as mudanças de maneira gradativa e comunicando com antecedência os feirantes. Por isso, a cada semana um novo local será contemplado com novas bancas para hortifruti, manipulação e corte de carnes, peixes e aves, além dos balcões refrigerados”, pontua Bira.

A iniciativa da administração municipal foi reconhecida pelo vendedor de queijos, Roberto José dos Santos. “Com as mercadorias dentro do balcão ficou bem mais organizado e até mais prático na hora de manipular os produtos. Além disso, toda melhoria que é bom para o cliente é bom para a gente também”, destacou ele.

“Os produtos expostos dentro do balcão ficam muito mais higiênicos. Com isso, fico bem mais segura na hora de fazer minha compras, principalmente de carnes”, comentou a consumidora Adriana Silva.