Prefeitura reforça e garante oferta de serviços essenciais de saúde aos aracajuanos

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2020 19h00

Trabalhar pela saúde da população é um dos deveres primordiais da gestão pública e a Prefeitura de Aracaju reforça esse compromisso diariamente com os diversos serviços ofertados. No momento em que o mundo passa pela pandemia do coronavírus, ações e serviços foram, inclusive, criados para melhor atender às demandas e necessidades dos aracajuanos e, assim, resguardar suas vidas. 

São equipes que trabalham diariamente em diversas frentes de atuação. Além de serviços como a desinfecção de áreas públicas, fiscalização de estabelecimentos, entrega de kits alimentação para alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura, por meio de diversos órgãos e secretarias, de maneira integrada, tem disponibilizado serviços como o MonitorAju, a continuação da oferta de vacinas e ações de recepção de passageiros no aeroporto, atividades que são realizadas todos os dias. 

Com medidas que somam esforços, os serviços atendem a diversos aspectos da rotina da população que, mesmo tendo muitas de suas tarefas modificadas por conta da pandemia, segue necessitando de assistência e medidas que contribuam para a sua saúde, entre outras questões. 

MonitorAju
Em funcionamento desde o mês de março, o canal de atendimento MonitorAju ampliou seus serviços e, atualmente, além de prestar orientação à população sobre o coronavírus e monitorar a situação dos casos suspeitos, também passou a acompanhar os casos confirmados de covid-19, cujos infectados estão em isolamento domiciliar. 

Até o momento, mais de 10 mil pessoas já foram cadastradas, sendo que 83% dos cadastros foram feitos por meio do número 0800 729 3534, e 17% pelo site aracaju.se.gov.br/monitoraju. Do número total, mais de mil estão sendo acompanhadas através de ligações realizadas diariamente pelas equipes. 

“O objetivo do MonitorAju é realizar uma espécie de triagem para que pessoas que não tenham necessidade de ir a uma unidade de saúde, justamente para evitar que haja uma possível infecção pelo vírus. Então, para pessoas que apresentam sintomas leves é sugerido que, ao invés de irem a uma unidade de saúde, liguem para o serviço ou acessem o site e, além de serem orientadas, também contarão com o acompanhamento diário feitos por nossas equipes. É uma ferramenta muito importante”, destacou o coordenador de Planejamento Estratégico da Prefeitura, Wilson Amaral. 

Ao todo, são mais de 80 profissionais que atuam no serviço. Formados em diversas áreas, a maioria deles foi realocada por compor o grupo de risco e não poder atuar na linha de frente contra o vírus. Mas, mesmo no teleatendimento, todos têm atuado para garantir a prestação de um serviço qualificado à população.

Aeroporto
Como um dos braços do serviço do MonitorAju, ação de recepção dos passageiros no Aeroporto Santa Maria também é feita ininterruptamente. Com as medidas restritivas, o terminal aeroportuário passou de 14 voos diários, com uma média de 160 passageiros, para apenas um, sendo que, às quartas-feiras e aos sábados não há nenhum voo programado. No entanto, a equipe da Prefeitura segue com o serviço. 

Nesta quarta-feira, 20, excepcionalmente, haverá voo e, para isso, o atendimento já está mobilizado.

A abordagem, feita por 15 profissionais, checa a temperatura corporal e realiza o cadastro para monitoramento, ação que leva poucos minutos. Atualmente, mais de cinco mil pessoas já foram cadastradas na ação, sendo que cerca de 26 delas seguem sendo monitoradas por terem apresentado algum tipo de sintoma de síndrome gripal.

Vacinação
Mesmo com todas as mudanças ocorridas em decorrência da pandemia, o serviço de vacinação segue sendo ofertado para a população. Na última segunda-feira, 18, a Prefeitura iniciou a terceira etapa da vacinação contra a Influenza, fase destinada aos professores das redes pública e privada de ensino e pessoas na faixa etária dos 55 aos 59 anos, e que sucede à fase iniciada no dia 11, que teve como público-alvo crianças de seis meses e menores de seis anos, gestantes e pessoas com deficiência.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Ilziney Simões, até esta quarta-feira, 20, já foram vacinadas 117 mil pessoas na capital. 

“Esse total equivale à vacinação desde o final de março, quando teve início à campanha, sendo que a meta para a vacinação de idosos bateu em 120% e para os profissionais de saúde em 116%. Vale ressaltar que das Unidades Básicas de Saúde (UBS), oito estão como referência para síndromes gripais e, portanto, não estão realizando a vacinação, mas, todas as outras estão ofertando normalmente. Outro ponto é que as pessoas que fazem parte dos grupos das fases anteriores e que ainda não se vacinaram, podem procurar um posto de saúde para receber a dose”, ressaltou a coordenadora.