De forma continuada, Prefeitura capacita profissionais para o combate à covid-19

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2020 16h36

Desde o mês de abril, a Prefeitura de Aracaju, através do Centro de Educação Permanente em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou o processo de formação continuada dos profissionais para atuar no combate à covid-19 na capital. Inicialmente, foram capacitados os profissionais da rede de atenção básica e da rede especializada, totalizando 1.100 pessoas treinadas.

Agora, a capacitação está voltada para os profissionais que estão atuando no Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar, dos quais mais de 200 já participaram dos treinamentos, que são ofertados pela equipe do Centro de Educação em parceria com instituições de ensino superior, como a Universidade Tiradentes (Unit) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“A formação envolve os protocolos específicos para o tratamento da covid-19, como o manejo clínico, a paramentação”, explica a coordenadora do Centro, Jane Curbani. Os treinamentos contemplam profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, seja por categoria ou com equipe multiprofisisonal.

“A formação acontece em várias temáticas, desde o processo de trabalho individual de cada profissional, como no caso dos fisioterapeutas, que treinam ventilação mecânica; ou dos médicos, com a questão de entubação do paciente. Numa situação de parada cardiorrespiratória, toda a equipe precisa atuar”, afirma Jane.

Segundo ela, o objetivo é atualizar esses profissionais para essa nova realidade, já que já são formados. “Precisamos garantir a segurança e a saúde do trabalhador, evitando contaminação e disseminação do vírus, e também um cuidado para que consigam fazer o melhor manejo clínico desse paciente”, ressalta.

Para conhecer bem as instalações e o fluxo da unidade, os profissionais também realizaram uma visita guiada pelo Hospital de Campanha, que já está em funcionamento. “É uma formação continuada, por isso, os treinamentos vão continuar ocorrendo, semanalmente, para que se atualizem constantemente”, destaca Jane Curbani.

A formação é realizada por cerca de 12 profissionais, tanto do Centro quanto das universidades parceiras. “O objetivo é somar esforços para que os profissionais de saúde possam se reinventar e atuarem da melhor forma, sempre seguindo os protocolos”, reforça.

O fisioterapeuta Jefferson Lucas Marques de Jesus é um dos profissionais que estão recebendo a capacitação. Ele atua na área há três anos e diz que, com a formação continuada, sente-se mais seguro para encarar esse novo desafio. “Essa preparação da força de trabalho é muito importante, porque embora já sejamos formados, precisamos reforçar e atualizar algumas coisas”, analisa.

Além disso, segundo Jefferson, a covid-19 tem protocolos específicos que precisam ser bem conhecidos por quem atua na linha de frente. “Apesar de já termos a base, sempre há peculiaridades. Temos que estar atentos para tentar minimizar os erros, pois trata-se de uma guerra invisível e a gente, da área de saúde, precisa se preparar para não perder essa guerra”, diz.