Prefeitura atua de maneira preventiva diante de alerta para transbordamento do rio Poxim

Defesa Social e Cidadania
20/05/2020 17h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio do Comitê de Gerenciamento de Crise, atua de maneira preventiva, diante da possibilidade de transbordamento do Rio Poxim, em áreas vulneráveis da capital. Ainda na tarde desta quarta-feira, 20, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) emitiu alerta, através do Serviço SMS da Defesa Civil. O fenômeno pode ocorrer nas próximas 24h, com possíveis impactos em localidades do bairro Jabotiana.

Devido ao acumulado de chuva das últimas 48h, que soma 100 mm, e o montante contabilizado durante o mês, que já soma 225 mm, a barragem do Poxim verteu. Esse é o resultado do volume de chuva proveniente dos municípios de São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda e Areia Branca. A elevação da vazão de água foi comunicada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que administra a barragem.

De maneira integrada, as equipes da gestão municipal iniciaram, nesta tarde desta quarta, um trabalho preventivo, no Largo da Aparecida, para salvaguardar bens e preservar a integridade física de moradores da localidade.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Alemida, detalha o trabalho que será desenvolvido. “Na reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise, comandada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, ficou estabelecida a retirada de pessoas em situação de maior vulnerabilidade, no Largo da Aparecida. Esse é o local onde primeiro ocorrem os impactos do transbordo do Rio Poxim. A prioridade será para assistência às pessoas idosas, com dificuldade de locomoção ou enfermidade. Em seguida a atenção será direcionada às casas em pontos mais baixos”, explica.

Estão envolvidos nessa operação, além da Semdec, por meio da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Aracaju, as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb e de Obras e Urbanização (Emurb) e as secretaria municipais da Saúde e da Assistência Social.

“A Emsurb atuará com o transporte de bens dos moradores,  caso seja necessário. A Defesa Civil atuará também na proteção desses materiais, que serão armazenados em área da Prefeitura de Aracaju e posteriormente devolvidos aos seus donos”, destaca Luís Fernando.

O secretário acrescenta que a Guarda Municipal fará segurança de maneira permanente, principalmente nas áreas onde houver casas desocupadas, além do galpão onde estará armazenado os pertences retirados da localidade.

“O trabalho é articulado e acreditamos que vamos ajudar muito essas pessoas. Estamos trabalhando para isso. Continuamos monitorando a maré. A Emurb, articula junto a Deso um vazamento controlado da barragem, combinando com a maré vazante”, acrescenta o secretário da Defesa Social.