Prefeitura reforça serviços de limpeza e manutenção em mercados municipais

Serviços Urbanos
25/05/2020 13h45


A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) reforçou, nesta segunda-feira, 25, os serviços de limpeza e conservação nos mercados municipais Maria Virgínia Franco, na região central da cidade, e no Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco.

No Maria Virgínia, um dos principais centros de abastecimento da capital, as atividades de higienização foram iniciadas ainda na semana passada com a desratização. Já na tarde de ontem (domingo), logo após o fechamento, os agentes fizeram a varrição, recolhimento de embalagens e demais resíduos, seguido pela vasculhagem na cobertura dos boxes, de modo a promover um ambiente mais arejado.

Na manhã de hoje, as equipes deram sequência aos trabalhos com a lavagem da área externa e do piso dos setores de carnes, pescados, cereais e hortifruti, e desobstrução das caixas receptoras de esgoto, feita com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

“Para diminuir a possibilidade de infestação do novo coronavírus, uma equipe da Diretoria de Operações efetuou  a desinfecção dos ambientes externos e internos pulverizando uma solução de hipoclorito de sódio”, explicou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo. 

Fechado também para o público externo nesta segunda-feira, no espaço de compras localizado na zona sul, a limpeza também foi intensificada com a lavagem  de todas as seções. Nos últimos dias, o Milton Santos foi atendido ainda com outros serviços de manutenção, feitos em regime de mutirão que contemplaram, inclusive, a dedetização e desratização dos ambientes.

Com a limpeza frequente dos mercados, a Emsurb tem evitado a proliferação de vetores, como ratos, baratas e outros insetos, que podem prejudicar a saúde dos permissionários e consumidores. Neste sentido, o cronograma é definido de maneira que o maior número de atividades de higienização sejam executadas com eficiência. 

Com relação aos demais centros de comercialização distribuídos nos bairros, Bira lembrou que, diariamente, após o fechamento dos mesmos, os agentes efetuam a limpeza como forma de assegurar a qualidade dos produtos e o bem-estar daqueles que frequentam os mercados. “Além disso, sempre que necessário, os espaços são lavados com o auxílio de carros-pipa”, concluiu  o diretor.

“Realizadas de modo contínuo, essas limpezas integram os esforços da Prefeitura para garantir assiduidade na prestação deste serviços nos espaços públicos da cidade, igualmente essenciais à população, mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Nesta terça-feira, dia 26, os mercados estarão abertos ao público das 5h30 às 13h30, seguindo o horário estabelecido para o período de quarentena.