Prefeitura divulga cronograma semanal das ações de combate à dengue na capital

Saúde
26/05/2020 09h37

Diante da nova realidade de distanciamento social por conta do coronavírus, o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti foi modificado. Com uma abordagem diferenciada, mas seguindo o Plano de Intensificação das Ações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o trabalho e divulga nesta terça-feira, 26, as atividades de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana.

A mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A aplicação do fumacê costal, nesta terça, será realizada no bairro José Conrado de Araújo. Na quarta, 27, os agentes de combate às endemias estarão no bairro Industrial. Já na quinta-feira, 28, a ação será no bairro Santo Antônio.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a ação do fumacê é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

“No fumacê não há a abordagem dos agentes nas casas, mas nas demais ações, a exemplo dos mutirões que seguem acontecendo aos sábados, é fundamental que a população receba os agentes nas portas de suas casas. Por medida de segurança, por conta da covid-19, estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população, que seguindo as orientações dos agentes evitarão a proliferação do mosquito”, explica o gerente.

Mutirão
No próximo sábado, dia 30, será realizado mais um mutirão de ações, no bairro Dom Luciano. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, tendo como ponto de partida o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Jael Patrício.