Obra estruturante no loteamento Rosa do Sol avança com três frentes de trabalho

Obras e Urbanização
26/05/2020 15h40

A obra de infraestrutura e saneamento básico desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obra e Urbanização (Emurb), no loteamento Rosa do Sol, bairro Soledade, teve sua continuidade comprometida nos últimos dias em virtude dos altos índices pluviométricos registrados na capital. Mas, nesta terça-feira, 26, já com o clima estável, três frentes de trabalho retomaram a obra no loteamento.

Na avenida "A", os operários complementam o sistema de esgoto já existente com a nova rede criada nas ruas internas do Rosa do Sol. Já nas ruas "D" e "F", os serviços se concentram na conclusão da rede subterrânea de drenagem e na criação dos ramais entre as residências e as tubulações implantadas com o projeto urbanístico em andamento. Tanto o esgotamento como a drenagem estão adiantadas, com ambas frentes chegando à fase final, com 70% e 80% já implementados, respectivamente.

O cronograma da obra chega a 40% da execução de todos os equipamentos presentes no projeto executivo, embora as ações atuais estejam concentradas na fase mais complexa, a de escavações, implantações das redes subterrâneas e levantamentos topográficos em áreas onde o solo apresente inconsistências que podem provocar, futuramente, fissuras no pavimento.

O rigor técnico com que a obra tem sido executada permitiu detectar deformações no solo, que necessitaram de escavações mais profundas para assegurar estabilidade nos sistemas de drenagem e esgotamento e consistência na pavimentação futura das ruas.

O secretário da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica, em linhas gerais, a fase atual de execução do projeto. "Obra de natureza estruturante não se compatibiliza com chuva e por isto tivemos que diminuir o ritmo nos últimos dias. Mas, o lado positivo disto foi que encontramos algumas deformações no subleito - parte inferior do solo - que exigiu adequações no projeto que já analisamos e encontramos a solução mais prudente", explica.

Ferrari enfatiza que caso o clima permaneça ensolarado, "a previsão é de que novas escavações sejam feitas nas ruas a fim de consolidar a estrutura viária e, por fim, entrar na parte de pavimentação", ressalta.

A obra

A obra envolve serviços de terraplenagem, implantação de rede de drenagem com galerias em concreto armado, implantação de rede de esgotamento sanitário, pavimentação em paralelepípedo; meio-fio e acessibilidade. Dezoito vias, entre ruas, travessas e uma avenida, receberão infraestrutura.

Serão urbanizadas as seguintes vias: avenida A; ruas A; B; C; D; E; F; G: H; I, J; K; travessas A; B; C; D; L, todas no bairro Soledade, além da rua C, já no bairro Santos Dumont.