Moradores do Largo da Aparecida reconhecem efetividade do trabalho da Prefeitura

Assistência Social e Cidadania
27/05/2020 16h20

Todas 44 famílias residentes do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, que foram acolhidas em um hotel pela Prefeitura de Aracaju, na semana passada, já retornaram às suas residências. As nove últimas retornaram nesta quarta-feira, 27, após a higienização e limpeza das casas.

De forma preventiva, a administração municipal retirou mais de 100 pessoas da localidade, antes de o rio Poxim Mirim verter, na última quarta-feira (20), devido às fortes chuvas que o levaram a atingir sua capacidade máxima. E, por meio de uma ação integrada, a Secretaria da Assistência Social garantiu o retorno das famílias que aceitaram o acolhimento prestado pelo Município.

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, o planejamento da gestão municipal assegurou as condições necessárias à permanência das famílias no hotel, com alimentação e itens de higiene pessoal e limpeza, além do transporte e armazenamento dos móveis dos moradores da localidade e a limpeza e higienização das casas. 

“Quando recebemos a notificação da Defesa Civil que poderia haver alagamento nessa região, imediatamente nos reunimos para traçar medidas preventivas de modo a minimizar os impactos a essas famílias devido ao alagamento. Por isso, todas as famílias que aceitaram ser acolhidas foram retiradas de suas residências antes mesmo da enchente”, explica a secretária Simone Passos. 
 
O garçom Noslen Sales e sua família foram acolhidos nesta ação da Prefeitura de Aracaju. Ela confessa que se sentiu satisfeito com a agilidade da gestão municipal. “A Prefeitura está de parabéns porque foi ágil, antes mesmo de acontecer essa enchente já havia retirado todo mundo e todas as nossas coisas. Diferente dos anos anteriores, houve poucas perdas, mas, felizmente, nada que não possa ser recuperado. E com essa atenção e toda essa cobertura da prefeitura com hospedagem, alimentação e cuidados com a saúde, eu só tenho a agradecer”, disse o morador.

Para a aposentada Maria Anunciada e sua família, o reconhecimento é o sentimento mais presente neste momento. “A prefeitura foi muito rápida, logo cedo o pessoal me ligou perguntando se aceitávamos o acolhimento, foi então que comecei a arrumar as coisas para ir ao hotel e despachar meus bens materiais para o galpão. Nesse momento de hospedagem os profissionais que nos acompanharam foram muito educados, atenciosos e dava muita atenção para todos nós”, relatou. 
 
A auxiliar de cozinha Valdice Montalvão afirma que a ação preventiva foi estratégica para minimizar os transtornos ocasionados às famílias. “Todas as quatro pessoas da minha família vieram comigo e, felizmente, com o apoio dessa ação rápida da prefeitura eu pude ter esse conforto durante esses dias, não tenho do que reclamar. Não tivemos nenhuma perda porque os nossos móveis e eletrodomésticos foram guardando em um espaço providenciado pela prefeitura.”, complementou Valdice. 
 
Diferente dos demais, Michael Pereira da Silva, 22, não foi com a família. Sozinho, ele mora em uma das zonas mais afetadas pelo alagamento e aceitou o acolhimento e reconhece o serviço prestado durante esses dias. “A atenção era contínua e o cuidado com a gente é reflexo de um bom trabalho. Em momento algum houve destrato ou discriminação, muito pelo contrário, eram todos muito respeitosos”, reforçou.
 
Após o retorno de todas as famílias às suas residências, a Prefeitura de Aracaju continuará com o trabalho de acompanhamento das famílias por meio do Cras Madre Tereza de Calcutá, localizado no Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana. E para garantir esse serviço e cuidado à população que está na condição de vulnerabilidade, a Assistência Social disponibilizou cestas básicas, material de higiene pessoal e de limpeza para todas as famílias afetadas pelo alagamento.