Prefeitura instala placas educativas na Orla do Porto Dantas para sensibilização ambiental

Serviços Urbanos
27/05/2020 15h30

Visando sensibilizar a comunidade para o descarte correto de resíduos e a consequente preservação ambiental, nesta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu prosseguimento à fixação de placas informativas na Orla do bairro Porto Dantas, zona Norte da capital. 

Iniciada na terça (26), a ação vai instalar 25 placas de cunho educativo na área, com mensagens de alerta para os cuidados que devem ser adotados por aqueles que utilizam o local. Coordenado pela Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), o trabalho se junta a outros, de mesma natureza, efetuados pela empresa municipal em demais áreas públicas da cidade, a exemplo do Parque Augusto Franco (Sementeira) e a Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, tendo esta última recebido as novas placas em janeiro passado. 

“Mesmo com a disponibilização de agentes fixos nesses locais, assegurando a continuidade das ações de limpeza e recolhimento de resíduos, o papel da população no cuidado com essas áreas se torna igualmente importante. Por isso, a partir de ações como essa, a gestão mira seus esforços, também, para a sensibilização das pessoas, numa tentativa de evitar situações de mal uso desses espaços. Vale ressaltar que a Prefeitura planeja a instalação dessas placas em outros pontos de uso coletivo na capital", explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

O presidente da empresa municipal afirma que foram colocadas, em fevereiro deste ano, placas educativas nas áreas de manguezais, localizadas nos conjuntos Santa Lúcia, Jk e Sol Nascente, no bairro Jabotiana.

A ação ocorreu em acolhimento ao pleito da comunidade e, principalmente, para favorecer a valorização e conservação dos ecossistemas existentes na região, estimulando a consciência coletiva. Na ocasião, também foram promovidas atividades de limpeza e paisagismo, com a disposição de gramas e arranjos ornamentais. 

Especificamente no Porto Dantas, no início do mês, a administração municipal efetuou um grande mutirão de limpeza em todas as áreas que contemplam a orla, assim como no canteiro central da avenida Euclides Figueiredo. A intervenção se deu menos de três meses em relação aos últimos trabalhados, ocorridos no mês de fevereiro, e contou com tarefas de varrição, capina, roçagem mecanizada e recolhimento de entulho.