Prefeitura planta mais 200 árvores na compensação da obra do corredor Hermes Fontes

Agência Aracaju de Notícias
28/05/2020 16h45

A Prefeitura de Aracaju iniciou o plantio de 200 mudas na avenida Etelvino Alves de Lima, no bairro Inácio Barbosa. A iniciativa é uma das ações para a compensação ambiental pela supressão de indivíduos arbóreos em decorrência da obra de requalificação da avenida Hermes Fontes.
 
O plantio deverá ser concluído na próxima semana e é um trabalho integrado entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 

A medida de compensação foi anunciada pela gestão antes mesmo de a obra ser iniciada. Pela legislação, a cada árvore suprimida, outra deve ser plantada no lugar. Na obra realizada pela Prefeitura, no entanto, o número é superior.

“Iniciamos a compensação em dezembro do ano passado e seguimos com o cronograma. O plantio está sendo realizado, no primeiro momento, nas imediações da Hermes Fontes ou locais próximos e, quando a obra na avenida estiver com as condições ideais, iniciaremos o plantio por lá. Já realizamos o plantio na avenida Edelzio Vieira de Melo e na Praça da Bandeira e, agora, começamos na Etelvino. Nosso planejamento apontou que seriam 550 plantadas, mas esse número deve aumentar porque, à medida que formos vendo a necessidade, iremos continuar plantando”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos. 

Nos dois primeiros plantios de compensação, na Edelzio e na Praça da Bandeira, foram plantadas 70 mudas de espécies como Pitanga, Resedá, Araça, Sibipiruna, Ipê-rosa e Farinha Seca.

No plantio atual, foram escolhidas mudas de Ipê Rosa e Pata de Vaca que, assim como as demais que já foram plantadas, além de serem jovens e nativas em sua maioria, também não oferecem riscos às áreas de passeio, uma vez que suas raízes são pivotantes (que penetram verticalmente no solo) e não causarão destruição das calçadas ou perfuração das tubulações, como ocorria na avenida Hermes Fontes.

“Estamos no momento propício para o plantio porque é época de chuva, então, além de favorecer o crescimento da planta, não será necessário apelar para fatores externos como irrigação, o que também economiza financeiramente”, frisou Alan.

Nesse processo de plantio, a Sema conta com o auxílio da Emsurb, num trabalho integrado e planejado, como ressaltou a diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema (Asplandi), Karla Barreto. 

“Todos os plantios realizados são planejados para que todas as etapas sejam obedecidas e para que a muda consiga crescer saudável. A Sema e a Emsurb realizam o plantio juntas e, em seguida, a Sema fica responsável pelo monitoramento das plantas e a Emsurb com a irrigação, poda e demais processos de manutenção”, afirmou Karla.

Conforme a diretora, após o plantio, a planta passa a ser monitorada por 24 meses. “Todas essas mudas saem do Horto Florestal da Sema. Verificamos todas as condições de vida desses indivíduos arbóreos, a condição do solo, a manutenção que é feita, justamente para garantir que, após esses 24 meses, ela possa crescer sozinha e saudável, sem que precisemos auxiliar com tanta freqüência”, pontuou a diretora.