Prefeitura realiza limpeza e desinfecção em residências do Largo da Aparecida

Serviços Urbanos
28/05/2020 16h50

A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quinta-feira, 28, a desinfecção das residências do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, que foram alagadas em decorrência do transbordamento do rio Poxim Mirim. A ação, executada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), complementa os serviços de limpeza e higienização da localidade, iniciados na semana passada.

No primeiro momento, para que o procedimento nas residências fosse efetuado, um fiscal da Emsurb acompanhado por uma representante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, unidade socioassistencial que atende às famílias da localidade, explicaram aos moradores sobre a importância do serviço, que só foi realizado após a devida autorização.

Paralelo a isso, em outra frente de trabalho, os agentes deram continuidade às atividades de varrição e recolhimento de resíduos, dentro do processo integrado de recuperação do espaço após o período chuvoso, promovido por órgãos municipais, como as Secretarias da Defesa Social e da Cidadania, da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).

Segundo o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, a ação antecipada da gestão municipal na execução de serviços operacionais e no atendimento à população residente na região, garantiu a integridade física dos moradores e salvaguardou seus bens materiais.

“Isso fez com que as pessoas se sentissem mais confortáveis e acolhidas indo para o hotel e possibilitando a retirada dos móveis pelos nossos agentes para um galpão da Prefeitura. Além disso, permanentemente, durante o período da inundação, a Emsurb se fez presente na limpeza, organização e recolhimento de resíduos até o retorno dessas famílias às suas respectivas residências, que teve o trabalho de higienização ampliado com a desinfecção e lavagem das mesmas e das vias públicas”, enfatizou Luiz Roberto.

Luiz recordou ainda que, por apresentar histórico de alagamentos, essa região da cidade passa por constante monitoramento e intervenções da Emsurb. “O nosso trabalho no Largo da Aparecida começou bem antes, há cerca de um mês, com a intensificação dos serviços de limpeza geral no bairro Jabotiana e a abertura de valas para aliviar o processo de escoamento das águas”, reiterou o presidente.

Para a psicóloga Juliana Tavares, que trabalha no Cras da localidade, a união entre poder público e sociedade nesse momento de retorno das famílias às suas casas é essencial. “É muito importante essa integração entre os órgãos municipais para o bem comum da população, principalmente em regiões com pessoas mais carentes, como é o caso aqui do Largo da Aparecida. Por esta razão, ações como essa são essenciais para a valorização dos moradores e pudemos perceber isso no olhar deles, a cada abordagem durante os trabalhos de desinfecção”, destacou ela.

Morando há mais de 20 anos no Largo da Aparecida, a dona de casa Rosineide dos Santos avaliou de forma positiva a ação preventiva da Prefeitura, que proporcionou conforto e segurança aos que residem na comunidade. “Desde os serviços de limpeza até a lavagem das casas foi tudo muito bem feito. Não tenho do que reclamar. Além disso, com essa desinfecção a gente se sente bem seguro ao retornar para nossas casas”, afirmou ela.

O aposentado Gilberto Joaquim Santana, um dos que foram acolhidos pela administração municipal em um hotel, na semana passada, elogiou a intervenção da Emsurb na região e a agilidade da gestão municipal. “A ação de vocês foi muito rápida. Em pouco tempo os móveis foram retirados e levados para o galpão. Da mesma forma foi o trabalho de limpeza e lavagem das ruas assim que as águas baixaram” disse.

“Esse serviço está sendo muito bom e demonstra mais um cuidado que a Prefeitura está tendo com a população”, salientou a moradora Josefa dos Santos, após acompanhar a ação de desinfecção em sua residência.