Programa Vida no Trânsito alerta sobre cuidados no trânsito durante a pandemia

Saúde
28/05/2020 16h21

Tradicionalmente durante o mês de maio, a Prefeitura de Aracaju, através do trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), intensifica as ações de educação e saúde com o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito. Entretanto, por conta do cenário de pandemia que pede isolamento e distanciamento social, as ações educativas estão focadas nos meios digitais de comunicação, voltadas para segurança no trânsito.

Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização que reflete sobre o alto índice de lesões e mortes decorrentes de acidentes de trânsito. E o Programa Vida no Trânsito é um modelo de gestão que produz informações para o planejamento de ações voltadas à prevenção desse tipo de acidentes. 

No trabalho desenvolvido pela Saúde de Aracaju, a equipe que compõe o PVT coleta as notificações de acidentes de trânsitos na capital, levantamento que favorece e norteia a elaboração de ações e estratégias no trabalho de prevenção. 

“O acidente de trânsito caracteriza-se como um grave problema de saúde pública e uma das principais causas de mortalidade da população, gerando sobrecarga nos serviços de saúde, aumento dos custos assistenciais, morte prematura e incapacidade em idade produtiva. Nos dados parciais, de janeiro a maio desse ano foram registrados aproximadamente nove óbitos ocorridos na capital, uma redução de cerca de 52% nesse mesmo período comparando com o ano passado. Ainda assim, é importante continuarmos em alerta, pois nosso objetivo maior é preservar vidas”, explica a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves. 

Lidiane alerta ainda que, mesmo com o fluxo reduzido de veículos na capital por conta do isolamento social, é essencial que o motorista esteja consciente de que isso não deve favorecer a imprudência. “Respeitar os limites de velocidade, sinal vermelho, faixas de pedestres. Da mesma forma devem agir os motociclistas, além de ciclistas e pedestres que também devem fazer sua parte”, ressalta. 

Maio Amarelo e PVT
Além da Secretaria Municipal da Saúde, também integram o Programa Vida no Trânsito a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Secretaria Estadual de Saúde (SES); o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);  o Conselho Municipal de Saúde (CMS);  a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Guarda Municipal de Aracaju e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pelo Centro de Estatística.

Este ano, devido as restrições por conta da pandemia, os integrantes do programa estão realizando as ações e alinhando as estratégias de modo virtual. “Diante da pandemia, o nosso desafio é melhorar a comunicação sobre segurança no trânsito por meio das redes sociais, mídia, TV, rádio, para conseguirmos atingir um público diversificado e mais abrangente, com gestores, trabalhadores e sociedade em geral, pessoas que fazem parte do trânsito, seja na condição de motorista, motociclista, pedestre, passageiro ou ciclista”, ressalta Lidiane Gonçalves.