Prefeitura apresenta à Câmara ações socioassistenciais desenvolvidas durante a pandemia

Assistência Social e Cidadania
28/05/2020 17h31

Representando a Prefeitura de Aracaju, a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos, participou, nesta quinta-feira, 28, de videoconferência com vereadores da Câmara de Aracaju. Na reunião, a gestora apresentou as ações já realizadas pela pasta durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Desde antes da confirmação do primeiro caso na capital, em 14 de março, a Prefeitura de Aracaju planejou e pôs em execução uma séria de ações estratégicas para atender a população mais vulnerável no município.

No âmbito dessas ações, a Assistência Social intermediou a criação de quatro alojamentos provisórios para pessoas em situação de rua, a aquisição de materiais de higiene pessoal e limpeza, além da distribuição de cestas básicas.

De acordo com as informações apresentadas por Simone Passos aos vereadores da capital, as ações desenvolvidas pela Assistência Social de Aracaju durante a pandemia contemplaram, também, uma parceria com o programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a criação do Canal de Atendimento para orientação sobre os benefícios emergenciais, além da logística montada para manter o funcionamento de todos os serviços. 

Para a secretária Simone Passos, a transparência das ações é uma diretriz da gestão. "Levamos até os vereadores todas as ações realizadas pela secretaria. Fizemos uma retrospectiva de como tudo se iniciou até o momento na qual conseguimos nos estruturar para atender a essa demanda atípica. Eles nos questionaram sobre os recursos financeiros, a logística, e apresentamos tudo o que está acontecendo, todas as dificuldades e êxitos que tivemos durante essa pandemia. Foi uma reunião tranquila, o nosso trabalho foi reconhecido com elogios e isso nos mostra que estamos no caminho certo, confirma a capacidade das nossas equipes e que estamos conseguindo levar os serviços essenciais para a população que mais precisa", enfatizou. 

Presenças

Participaram da reunião os vereadores Nitinho Vitale; Thiaguinho Batalha; Américo de Deus; Dr. Gonzaga; Lucas Aribé; Seu Marcos; Vinícius Porto; Antônio Bittencourt; Zezinho do Bugio; e a diretora do Departamento Administrativo Financeiro da Assistência Social de Aracaju, Estela Maris.