Prefeitura garante pronto atendimento a chamados emergenciais durante as chuvas

Defesa Social e Cidadania
29/05/2020 10h29

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atendeu a oito chamados registrados na quinta-feira, 28, por meio do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. Na ocasião choveu cerca de 22mm, de acordo com os pluviômetros instalados na capital.

Os atendimentos ocorreram nos bairros Santa Maria, Aeroporto, Centro, Cidade Nova, Farolândia e Zona de Expansão. Entre as situações registradas estão avaliação para risco de desabamento, alagamento e, uma delas, ocasionada por denúncia sobre retirada indevida de paredes, em um apartamento.

No povoado Mosqueiro, na Zona de Expansão, onde a chuva ocorreu de maneira mais intensa, as equipes da Prefeitura de Aracaju atuaram de maneira integrada para minimizar transtornos. Durante a noite, a Semdec, por meio da Defesa Civil de Aracaju, juntamente com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), retiraram, com bombas de sucção, a água que se acumulou em uma travessa de baixo relevo.

"Atendemos a todos os chamados registrados através do número emergencial e procedemos o monitoramento das áreas de risco. O acompanhamento das instabilidades climáticas é constante, de maneira que possamos atuar preventivamente e com rápida resposta diante das necessidades que possam surgir", garante o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Alerta por SMS 40199

O serviço de Alerta por SMS- 40199, da Defesa Civil, é um dos recursos utilizados pela administração municipal diante de previsões que demandem mais atenção da população, especialmente nas áreas de risco. Mais de 45 mil celulares estão cadastrados para receber as mensagens que informam sobre previsão de chuvas ou possibilidade de ventos fortes, descargas elétricas, maré alta, dentre outros.

Para receber as informações oficias, no celular, basta enviar uma um SMS para o número 40199 e inserir na mensagem o CEP do local onde reside. É possível cadastrar quantos CEPs desejar. O serviço é gratuito.

"Esse é um recuso que utilizamos de forma preventiva, para que as pessoas possam aumentar o estado de atenção e acionar a Defesa Civil, caso haja alguma situação de anormalidade. Com o aviso antecipado é possível adotar medidas de prevenção contra riscos", explicou o secretário Luís Fernando.