Campanha de vacinação contra influenza em Aracaju já atingiu 73% do público-alvo

Agência Aracaju de Notícias
30/05/2020 04h00

Com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciada pela Prefeitura de Aracaju, de maneira antecipada, no dia 21 de março, em virtude da pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem adotado, desde então, estratégias para imunizar a população de forma segura e efetiva. Atualmente a cobertura vacinal no município é de 73,78.

“Até semana passada, vacinamos 132.394 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários previstos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, nosso foco tem sido os grupos da terceira fase da campnha, principalmente as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas de 55 a 59 anos. São  grupos que exigem o alcance de metas”, explica a  coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões.

Na primeira fase da Campanha, a gestão municipal resolveu antecipar a imunização do público-alvo, formado por idosos e profissionais da saúde. Ao garantir um dia a mais para imunização, a Prefeitura buscou a diluição do fluxo de pessoas, evitando aglomerações.

Para proporcionar aos idosos, grupo de risco do coronavírus e público-alvo da primeira fase da Campanha, formas seguras para receber a dose da vacina, além da antecipação, medidas como a vacinação a domicílio, vacinação em sistema de drive-thru e itinerante foram adotadas.

Com isso, a SMS conseguiu atingir rapidamente um índice de cobertura vacinal satisfatório. Na primeira etapa da vacinação, a cobertura vacinal do público da terceira idade superou os 100%. Já com os profissionais da saúde, a Campanha atingiu índice superior a 70%.

A segunda etapa da vacinação foi iniciada no dia 16 de abril, tendo como público-alvo os profissionais da força de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Nesta etapa da vacinação, a SMS ofertou as doses da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também nos locais de atuação profissional, para os grupos da força de segurança e salvamento, que protocolaram solicitação. Para os profissionais das empresas de ônibus coletivo, a Prefeitura montou um ponto de vacinação na sede da Viação Atalaia.

Iniciada no dia 11 de maio, a terceira e atual etapa da imunização foi dividida em dois períodos. O primeiro, entre os dias 11 e 17, contemplou crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já o segundo período desta etapa, que começou no 18 de maio e vai até 5 de junho, tem como público adultos de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas.

Nesta fase, a cobertura vacinal ainda está baixa, devido à falta de procura das pessoas pela vacina. Apenas 28,32% das gestantes receberam a imunização, assim como 24,06% das puérperas, e 29,41% das crianças. Com relação aos adultos de 55 a 59 anos, o índice é ainda menor: só 21,90% receberam a vacina.

“Hoje, precisamos que os grupos da terceira fase compareçam às UBS para se vacinar. É importante as pessoas se vacinarem contra a influenza porque é um vírus que está circulando, acomete as vias respiratórias, causa complicações e até mesmo óbito. Quando vacinamos as pessoas que fazem parte desses grupos prioritários contra a Influenza, diminuímos tanto do risco delas ficarem doentes, como também o número de pessoas procurando atendimento médico, tanto nas UBS como nas Unidades Hospitalares”, reforçou a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, enfatizando que, ao imunizar essas pessoas, evitando a procura pelas unidades, há uma contribuição para evitar surperlotações.

Embora a primeira e segunda fase já tenham sido concluídas, aqueles que faziam parte do público-alvo e ainda não receberam a dose da imunização podem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar.