Esgotamento sanitário do Tia Caçula e rua Alagoinhas está 90% concluído

Obras e Urbanização
02/06/2020 11h00

Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju está realizando uma série de investimentos em obras estruturantes em diversos bairros da zona Norte da capital, como as do Dom Luciano, onde a administração municipal investe mais de 4,7 milhões e reais para assegurar infraestrutura básica à comunidade do loteamento Tia Caçula e da rua Alagoinhas.

O projeto executado nessas duas localidades contempla 14 vias públicas com urbanização e saneamento, como pavimentação asfáltica e em paralelepípedo, rede de esgoto e uma estação elevatória, calçadas com acessibilidade e mais de 4,5 km de meios-fios. Assim, o cenário antes insalubre começa a se transformar. Com três frentes de trabalho atuando diariamente, 35% de todo o projeto já está executado e a obra está, atualmente, na fase final de implantação da rede de drenagem e do esgotamento sanitário com 90%.

Na rua "D" foram já implantadas 90 células de drenagem ao longo de um canal que corria a céu aberto, semelhantes às que foram acopladas no subsolo da avenida Euclides Figueiredo, e passam a compor a nova rede de macrodrenagem que passará a funcionar com a cobertura do antigo canal.

No canteiro da obra, os operários estão trabalhando, também, na interligação dos ramais das casas com a rede da rua, construindo poços de visitas, bueiros e realizando escavações necessárias para uniformizar os novos equipamentos urbanos que estão sendo criados no bairro Dom Luciano.

"A obra anda mesmo com as precipitações das últimas semanas", garante Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. "Enfrentamos uma pandemia que nos compeliu a promover adequações e usar de maior rigor nos canteiros das obras. O tempo chuvoso está mais extenso este ano, mas, ainda assim, asseguramos o andamento das obras estruturantes com os devidos cuidados e superando percalços", ressalta o secretário.