Prefeitura divulga cronograma semanal das ações de combate à dengue na capital

Saúde
01/06/2020 11h20

Diante da nova realidade de distanciamento social por conta do coronavírus, o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti foi modificado. Com uma abordagem diferenciada, mas seguindo o Plano de Intensificação das Ações, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém o trabalho e divulga nesta segunda-feira, 1, as atividades de combate ao mosquito que serão desenvolvidas ao longo desta semana.

A mobilização tem como meta combater o vetor, evitar epidemias e óbitos em decorrência de doenças como a dengue, zika e chikungunya. A aplicação do fumacê costal, nesta segunda, será realizada no bairro Coroa do Meio. Na terça, dia 2, os agentes de combate às endemias estarão no bairro Getúlio Vargas. Já na quarta-feira, 3, a ação será no bairro Dom Luciano e na quinta-feira, 4 será a vez do bairro Jabotiana.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a ação do fumacê é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

“No fumacê não há a abordagem dos agentes nas casas, mas nas demais ações, a exemplo dos mutirões que seguem acontecendo aos sábados, é fundamental que a população receba os agentes nas portas de suas casas. Por medida de segurança, por conta da covid-19, estamos realizando a orientação sem entrar nas residências e essa estratégia de educação e saúde tem como principal ator a população, que seguindo as orientações dos agentes evitarão a proliferação do mosquito”, explica o gerente.

Mutirão
No próximo sábado, dia 6, será realizado mais um mutirão de ações, no bairro Cirurgia. Os trabalhos serão iniciados a partir das 8h, tendo como ponto de partida a Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza.