Prefeitura promove nova ação educativa sobre uso de máscara nos terminais de integração

Transporte e Trânsito
01/06/2020 13h06

A Prefeitura de Aracaju vem realizando, desde o final de abril, uma campanha educativa sobre a importância do uso de máscaras no transporte público. As atividades são sempre realizadas nos seis terminais de integração da cidade e, na manhã desta segunda-feira, 1°, colaboradores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) promoveram mais uma rodada de distribuição de máscaras reutilizáveis e orientaram os usuários do sistema sobre proteção coletiva neste período de pandemia de covid-19.  

O uso da máscara é obrigatório em espacos públicos e de uso compartilhado desde o final de abril, conforme decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. O objetivo é reduzir a propagação do novo coronavirus e, consequentemente, o número de pessoas infectadas. Além da entrega do insumo e da mensagem de conscientização sobre a necessidade de seu uso constante, a equipe da SMTT orientou também quanto à higienização das máscaras.
 
Apesar da adesão ao uso do insumo ser visivelmente abrangente, a informação sobre os hábitos de proteção durante a pandemia precisam ser constantemente reforçadas junto às pessoas que utilizam o transporte público em Aracaju, destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.
 
"Nós precisamos estimular a população a continuar se protegendo nesta guerra contra a Covid-19. Por isso, estamos indo semanalmente aos Terminais de Integração da cidade fiscalizar o uso, conversar com as pessoas sobre a importância disso para a saúde de todos e garantir que aqueles que, porventura, ainda não tenham máscara, possam ter uma", explica Renato Telles. 

Outras ações
Além da campanha educativa, desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Aracaju, a SMTT vem tomando providências para garantir a proteção de usuários do serviço de transporte público: determinou que as empresas adotassem um rigoroso esquema de higienização dos veículos, instalou recipientes com álcool em gel em todos os terminais para o uso dos passageiros e orientou fiscais em terminais a organizar o embarque de pessoas nos ônibus para evitar aglomerações.

Na tarde desta segunda, haverá outra distribuição de máscaras no ponto de táxis da avenida Dr. Carlos Firpo, no Centro da cidade.