Prefeitura segue capacitando profissionais da saúde para atuação no combate à covid-19

Saúde
03/06/2020 15h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju realiza nesta quarta-feira, 3, mais um curso de atualização de profissionais para atendimento humanizado e de qualidade, no Sistema Único de Saúde, no enfrentamento à infecção humana causada pelo coronavírus.

A capacitação objetiva atualizar os profissionais com o curso prático em intubação orotraqueal (IOT) conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e foi apresentado pelo facilitador e médico neurologista Fábio Leopoldino. 

De acordo com a coordenadora do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), Jane Curbani, é preciso que os profissionais estejam seguros no manejo dos casos e nas técnicas mais eficientes para o enfrentamento da covid-19, daí a importância das capacitações.

“A qualidade do cuidado em saúde e a busca de uma assistência Humanizada ao usuário precisam estar presentes mesmo nos tempos de pandemia. Qualificar os trabalhadores do SUS garantido aos mesmos saúde e segurança para o seu fazer cotidiano através de treinamentos e atualizações é parte importante expressa na política de educação permanente em Saúde”, ressalta a coordenadora.

Ainda segundo Jane, esse tipo de ação é extremamente relevante para que haja um atendimento seguro tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. Para ela, o momento atual exige atualizações constantes dos protocolos. 

"A medicina está em constante evolução. Hoje, o cenário é acometido por uma pandemia de uma doença que tem implicações respiratórias importantes e que levam à necessidade de colocar o paciente em ventilação mecânica. Além do mais, esses pacientes têm alto potencial contagiante. Por isso, faz-se necessário todo um retreinamento dos profissionais de saúde quanto ao uso de EPIs, além da revisão de algumas técnicas adotadas durante os procedimentos", comenta.