Com ações planejadas, Prefeitura reforça oferta de serviços de limpeza no Santa Maria

Serviços Urbanos
04/06/2020 15h20

A partir de um planejamento diário de ações, a Prefeitura de Aracaju assegura a regularidade da oferta dos serviços de limpeza urbana em toda a cidade.  Assim, para atender com mais agilidade as demandas do bairro Santa Maria, na zona sul da capital, nesta quinta-feira, 4, a localidade contou com um mutirão que contemplou a execução de várias serviços.

Dessa forma, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) se mobilizaram para a varrição, recolhimento de resíduos, capinação e roçagem mecanizada, em ruas do conjunto Padre Pedro, assim como na avenida Jacy Carvalho. Com o aumento na ocorrência de chuvas, garis e margaridas atuaram, ainda, na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue.

Em todo o bairro, moradores e comerciantes têm à sua disposição 15 caixas estacionárias, com capacidade para 5 e 30 m³, sendo duas para o recebimento de entulho e as demais destinadas à colocação do lixo comum. Esses equipamentos contribuem para evitar o descarte irregular de resíduos

O compromisso da gestão municipal para promoção da limpeza urbana no Santa Maria é também reforçado a partir das ações de coleta. O recolhimento do lixo domiciliar, por exemplo, ocorre, regularmente, às terças, quintas e sábado. Além disso, entre esta quinta e sexta-feira, o caminhão do programa Cata Treco percorre todas as ruas do bairro, possibilitando à comunidade o descarte correto de móveis e outros objetos sem serventia.  

"Desde o início da gestão, no Santa Maria, assim como em outros locais da cidade, fizemos um levantamento das principais demandas de modo a restabelecer a ordem de limpeza pública. Com a regularidade da coleta de lixo, traçamos outras linhas de ações, como o Cata Treco, a atuação das equipes de educação ambiental, trabalhos de paisagismo, entre outros, objetivando, inclusive, o apoio da população para manutenção destas atividades", enfatizou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Ainda nesta quinta-feira, a empresa municipal dá prosseguimento à limpeza mecanizada do canal situado na região da Prainha. Iniciado na semana passada, o serviço é efetuado com o uso de uma máquina escavadeira hidráulica, a qual auxilia os agentes na retirada de resíduos e lama que podem causar a obstrução do canal.