Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Saúde

Prefeitura garante oferta e reforça importância do Teste do Pezinho durante a pandemia

06/06/2020 04h00

Ter um filho saudável é o desejo de todos os pais, e para isso, é fundamental levar os bebês, logo após o nascimento, para fazer o Teste do Pezinho, que pode detectar, precocemente, doenças metabólicas, genéticas e infecciosas nos recém-nascidos. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua ofertando o exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, neste sábado, 6, Dia Nacional do Teste do Pezinho, faz um alerta para a sua importância.

De acordo com a coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho, apesar da pandemia de covid-19, a Secretaria mantém a regularidade da oferta do teste do pezinho para as crianças recém nascidas.
 
“As mães que fizeram o pré-natal na rede municipal devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção das oito que, atualmente, estão funcionando exclusivamente para atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais”, explicou.

No caso específico das mães que fizeram o pré-natal nas UBS que foram destacadas para o atendimento exclusivo de síndromes gripais é preciso se atentar para estas readequações:
- UBS Augusto Franco recebem atendimento na UBS Augusto Leite;
- UBS Geraldo Majela recebem atendimento nas UBS Celso Daniel; UBS Elizabeth Pita e UBS Osvaldo Leite;
- UBS Eunice Barbosa recebem atendimento nas UBS Carlos Fernandes de Melo; UBS Dona Jovem;
- UBS Onésimo Pinto – UBS Carlos Hardmam e UBS João Oliveira.

Por mais que o momento traga apreensões é preciso que os pais procurem os serviços neonatais para garantir o bem-estar das crianças. O teste do pezinho, por exemplo, permite diagnosticar se a criança possui ou não doença grave, genética, metabólica ou infecciosa, que pode comprometer o seu desenvolvimento psicomotor. 

A coordenadora ainda lembra às mães que, ao procurarem o serviço nas UBS's, utilizem máscara, e orienta consultar, previamente, os dias e horários tanto para a realização do teste quanto da vacina. 
 
“É extremamente importante relembrar que o tempo ideal para realizar o teste do pezinho é entre 3 e 5 dias de nascido, assim como dispomos de unidades capacitadas, abertas e com todo o cuidado e segurança para ofertar o serviço. Da mesma maneira, é fundamental que o bebê tome suas primeiras vacinas para começar a desenvolver sua imunidade e possa crescer bem e saudável”,  enfatiza Kamila Fialho.