Feira livre do Castelo Branco recebe novos balcões frigoríficos e é readequada

Serviços Urbanos
05/06/2020 16h00

O processo de readequação das feiras livres da capital, implementado pela Prefeitura de Aracaju, chegou nesta sexta-feira, 5, ao conjunto Castelo Branco. Com isso, uma nova realidade pôde ser presenciada por consumidores e feirantes com a renovação das estruturas e a utilização dos balcões frigoríficos no espaço administrado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

As 200 novas bancas para hortifruti, manipulação e corte de aves, peixes e carnes, e a utilização de demais instrumentos resultantes do modelo estabelecido no processo de concessão do serviço, promoveram, além das condições sanitárias necessárias, mais conforto e comodidade.

“Estamos realizando as adequações de maneira gradual nas feiras. É um trabalho que vem sendo feito, paralelamente, ao combate do novo coronavírus. Por isso, instalamos hoje na feira do Castelo Branco 66 novos balcões refrigerados para que a venda dos produtos de origem animal seja feita em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária e da própria licitação“, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.                                                                                                                                                     
Luiz explica ainda que para garantir a segurança dos feirantes e frequentadores, a gestão tem adotado, desde o início dos procedimentos para a retomada das feiras, ações rigorosas de higienização nestes espaços, sempre respeitando a necessidade abastecimento da população, frente a esse momento de pandemia.

“Por esta razão, estamos fazendo a implementação de vários equipamentos e adequações no que se diz respeito ao distanciamento social, principalmente entre os feirantes, além de ofertar dispositivos para que seja mantido o critério da higienização,  como a disponibilização do álcool em gel, uso obrigatório de máscaras por feirantes e consumidores, reforço nos EPI’s  dos nossos colaboradores, e agora, recentemente, com a utilização do pedal gel, que evita ainda mais o contato entre as pessoas, já que ao acionar a estrutura com o pé o produto é dispensado diretamente nas mãos”, salientou o presidente.

Reconhecimento
As mudanças repercutiram positivamente entre aqueles que estiveram no espaço público de comercialização nesta sexta, como a moradora do conjunto Castelo Branco, Telma Gonçalves.
 
“Esse novo formato de organização deixou a feira mais ampla e com o acesso bem mais prático. Está melhor pra gente circular e fazer nossas compras com mais tranquilidade. Também achei que os produtos expostos dentro do balcão ficaram muito mais higiênicos”, disse Telma.

A iniciativa da administração municipal foi reconhecida pelo vendedor de carne bovina, José Nilton. “Com as mercadorias dentro do balcão ficou bem mais organizado. Por isso, toda melhoria que é bom para o cliente é bom para a gente também”, comentou o comerciante, que atua nas feiras do Castelo e Branco e do bairro América. 

“É muito bom trabalhar da forma correta e obedecendo ao padrão que foi estabelecido pela Prefeitura. Até agora só ouvi elogios dos meus clientes”, afirmou o comerciante José Valdiedo de Oliveira, referindo-se a utilização dos balcões refrigerados.

“Tive uma grata surpresa hoje ao me deparar com os balcões frigoríficos já em funcionamento. Ficou bastante organizado e higiênico. Fora isso, os cuidados com as aglomerações também estão sendo observados constantemente pelos fiscais e isso nos deixa mais tranquilos”, afirmou a contadora Irailde de Jesus Santos, que reside nas proximidades da feira e frequenta o local toda semana.