De forma integrada, Prefeitura promove ações cotidianas de cuidado e preservação do meio ambiente

Agência Aracaju de Notícias
06/06/2020 05h00

Universalização da coleta domiciliar, coleta seletiva, ecopontos, tombamento e replantio de árvores, cata treco. Essas são algumas das ações cotidianas da Prefeitura de Aracaju que visam o cuidado e a preservação do meio ambiente, celebrado nesta sexta-feira, dia 5 de junho.

Todas elas são embasadas no Planejamento Estratégico da gestão, alicerçado em estudos e pesquisas, e desenvolvidas por diversas secretarias e órgãos da administração municipal, especialmente pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que age de forma integrada aos demais entes.

Um dos resultados dessas ações é o fato de Aracaju, hoje, ser a terceira capital do país em universalização da coleta de lixo domiciliar. Isso significa que a capital sergipana é uma das poucas em que o serviço de coleta de lixo está praticamente universalizado, atrás apenas de Goiânia e Curitiba, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A administração também tirou do papel quatro ecopontos, que são espaços específicos para o descarte de material reciclável, como vidro, papelão, ferro e resíduos da construção civil, de eletrodomésticos, de móveis e podas, evitando que sejam descartados de modo irregular nas vias públicas.

A criação dos ecopontos, inclusive, ajudou a reduzir, de modo geral, os pontos de descarte irregular de lixo, que, em 2017, eram cerca de dois mil e, hoje, não passam de 90 em toda a capital. Através de um trabalho desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), esses locais foram recuperados com paisagismo, deixando a cidade mais verde.

Por falar em verde, a Prefeitura de Aracaju também vem promovendo o tombamento e replantio de árvores. Até o momento, sete delas já receberam o título de Patrimônio Natural, sendo cuidadosamente preservadas. Já o replantio possibilita que, após a necessária retirada, a partir de um estudo ou planejamento, novas espécies sejam reintegradas.

O serviço de Cata Treco, por sua vez, permite que materiais que seriam descartados irregularmente nas ruas, como móveis e eletrodomésticos, sejam recolhidos regular e gratuitamente pela Emsurb. O serviço é semanal, mas também pode ser solicitado através da Ouvidoria da Empresa.

A Prefeitura também instituiu o Projeto Praia Limpa, que, desde 2017, promove a conscientização de banhistas, comerciantes e toda a rede hoteleira da Orla no engajamento na realização de boas práticas, como o descarte correto de resíduos e respeito aos animais marinhos.   

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Alexander Lemos, essas ações partem dos pilares para se constituir o programa de uma Aracaju Sustentável. 

“Além da fiscalização da Sema, que faz o acompanhamento e verifica se as atividades estão funcionando de acordo com as licenças concedidas, também trabalhamos, desde as crianças até os adultos, com diversos programas e projetos de conscientização. Aliada a isso são feitas ações complementares no sentido de aumentar o estoque ambiental da cidade”, destaca o secretário. 

Presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, acredita que um dos grandes diferenciais do Planejamento Estratégico desta gestão é justamente planejar ações ambientais, levando em conta os anseios da população. “Isso foi de suma importância. Todas as ações que já conseguimos realizar, até o momento, foram desenvolvidas com vistas para o futuro, pensando em qual cidade queremos deixar para as gerações futuras”, ressalta.