Prefeitura direciona medidas de recuperação em área afetada por desabamento no Cidade Nova

Defesa Social e Cidadania
06/06/2020 12h23

A área afetada por desmoronamento, na rua Santa Terezinha, no bairro Cidade Nova, será recuperada a partir de obras conduzidas pela Prefeitura de Aracaju. A situação é acompanhada pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), em conjunto com os demais órgãos da administração municipal, desde os primeiros sinais da ocorrência desse colapso, que atingiu, diretamente, quatro casas.

Antes mesmo do fato ocorrer, a Defesa Civil de Aracaju atendeu ao chamado dos moradores da localidade, que acionaram o serviço emergencial 199 ao notar instabilidade no terreno. No local, as equipes adotaram medidas para redução de risco, com a pronta evacuação da área, antes que a estrutura cedesse.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que a atuação ocorre de maneira integrada com os demais órgãos municipais, de maneira a operacionalizar o atendimento às demandas de recuperação da localidade e assistência às famílias desabrigadas. "Atuamos em rápida resposta ao chamado e conseguimos minimizar riscos, salvaguardando a vida dos moradores da localidade. Para as demais providências, a Prefeitura de Aracaju mobilizou equipes em diversas frentes, para a ação integrada em decorrência do acontecimento", considerou.

Após a remoção de parte do entulho acumulado na via, foram adotadas medidas paliativas para evitar novos desmoronamentos, como explicou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado. "Aplicamos uma medida paliativa para impermeabilização do solo, com lonas, para evitar que o terreno viesse a encharcar, caso houvesse chuva durante a noite e madrugada", explicou.

A perícia e obras para a construção de um novo muro de contenção serão executadas por empresa contratada através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). "Até que sejam concluídas, a área continuará sendo monitorada pela Defesa Civil, para evitar danos às famílias que residem nas proximidades. Todas as providências estão sendo adotadas em caráter emergencial, de maneira a proporcionar celeridade ao processo de recuperação", indicou Sílvio Prado.

Ele acrescenta que o entulho continua sendo recolhido, ao longo deste final de semana, e as casas afetadas serão demolidas, não havendo possibilidade de construção de novas edificações no local.
Nesse período, e até que sejam concluídas as obras, haverá apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), para orientar o fluxo de veículos na região. "A rua Santa Terezinha permanecerá interditada até que os riscos sejam sanados", frisou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Assistência

Das quatro casas que sofreram colapso parcial, em razão do desmoronamento, uma estava desocupada. Nas outras três, residiam, ao todo, 13 pessoas. As residências foram interditadas pela Defesa Civil e o grupo foi acolhido por equipes da Assistência Social do município.

Desde a sexta-feira, 5, o grupo encontra-se alojado em um hotel e recebe todos os cuidados necessários e acompanhamento da Prefeitura de Aracaju. Seus pertences foram retirados das estruturas comprometidas e estão armazenados em um galpão, até que possam ser redirecionados.