No Cidade Nova, Prefeitura dá continuidade à recuperação da área afetada por desmoronamento

Defesa Social e Cidadania
08/06/2020 16h30

Com o desmoronamento ocorrido na última sexta-feira (5), em uma encosta na rua Santa Terezinha, localizada no bairro Cidade Nova, a Prefeitura de Aracaju tem adotado uma série de medidas para a recuperação do local. Durante o final de semana, os escombros foram recolhidos e as famílias, que ficaram desabrigadas, permanecem acolhidas pela equipa da Assistência Social do município em um hotel.

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, providenciou uma obra paliativa para eliminar novos riscos, até que a obra definitiva seja finalizada. "Quatro casas foram demolidas e houve a confecção de um talude (terreno inclinado) provisório, para que seja dada uma estabilidade na encosta, até que a obra permanente seja concluída", esclareceu o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado.

Após a realização de um levantamento topográfico da área será confeccionado o projeto e, posterior, execução da obra do muro de arrimo (muro de contenção). "A via já foi liberada, pois com a obra de contenção provisória do talude a gente entende que a encosta está estabilizada. A Defesa Civil vai monitorar o local, principalmente em ocasiões com chuvas. Inclusive, diante da previsão de precipitações, poderemos instalar lonas para dificultar o encharcamento do solo", destaca Sílvio Prado. 

Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuaram desde os primeiros momentos com o bloqueio da via e orientação aos condutores, concedendo todo o apoio necessário para a realização dos trabalhos. As ações são desenvolvidas de maneira integrada, também, com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).