Com atuação estratégica, Guarda Municipal contribui no combate à covid-19

Agência Aracaju de Notícias
10/06/2020 07h15

Além de contribuir para a segurança da capital sergipana, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subordinada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), vem realizando, com ações integradas, um trabalho preventivo também para o cumprimento das medidas emergenciais previstas nos decretos estaduais e municipais para enfrentamento à covid-19.

Nesse sentido, a GMA, em parceria com equipes da Defesa Civil, do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgãos integrantes da Semdec, também atua com apoio nas ações desenvolvidas pelas Secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação, além da Emurb e Emsurb.

E o trabalho integrado tem apresentado resultados satisfatórios. Isso porque, desde o dia 2 de maio, mais de mil estabelecimentos comerciais já foram fiscalizados. Desses, 194 foram interditados, 229 foram notificados e 465 receberam orientações.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, diz que as ações têm um papel fundamental e se somam às demais medidas previstas em decreto municipal. De acordo com o gestor, desde março, a GMA já participou de 142 ocorrências, sendo que, dessas, 64 foram ações de combate à covid-19 no apoio a outras secretarias; e 78 agindo em função de descumprimento dos decretos tanto do Governo quanto da Prefeitura.

"A Guarda Municipal tem sido de fundamental importância nos trabalhos da Semdec e da Prefeitura como um todo. Apoia ações da Emsurb, Saúde, Emurb, Assistência Social e Educação. Nós temos atuado de forma integrada", afirma o gestor, ao destacar que a GMA, inclusive, já recebeu 58 denúncias por meio dos canais '153' e '199', e também por meio do WhatsApp.

Mesmo disponibilizando efetivo para atuação conjunta com demais órgãos, a GMA segue com o cronograma de rondas em espaços públicos, tais quais praças, orla de Atalaia, terminais de integração, dentre outras localidades da capital.

"Nós trabalhamos também com as rondas que reforçam as fiscalizações. Independente de atuar especificamente integrado com Procon e Defesa Civil,  há um trabalho diuturno. A Guarda também fiscaliza todas as aglomerações em espaços públicos. Além disso, temos campanhas nos terminais de ônibus, em conjunto com a SMTT, para distribuição de máscaras e orientação dos passageiros”, afirma, ao lembrar que a GMA continua com o “Terminal Seguro”, principal projeto responsável pela redução de mais de 80% dos assaltos a ônibus na capital.


Cuidados redobrados

Como a guarnição está na linha de frente no combate à covid-19, a Semdec disponibiliza aos profissionais os Equipamentos de Proteção Individual (EPI'S) necessários para uma maior segurança durante os serviços.

"Toda a rotina mudou dos profissionais, porque, agora, temos que redobrar os cuidados. Como é o pessoal que está na linha de frente, todos os equipamentos de proteção individual, a exemplo de máscaras, álcool em gel, luvas cirúrgicas, todos esses materiais são disponibilizados com o objetivo de evitar uma contaminação. A Guarda tem feito um trabalho brilhante, de extrema relevância para a população de Aracaju e vai continuar não só nesses trabalhos de prestação de segurança, mas também na promoção da cidadania e proteção dos aracajuanos, contextualiza o secretário.

De acordo com o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, o trabalho é diário e a Guarda está imbuída do sentido de ajudar a frear a contaminação. "Estamos atuando conjuntamente com outros órgãos. Seguimos num trabalho diário, 24h por dia. O trabalho que a Guarda já vinha fazendo antes da pandemia continua sendo mantido e ainda mais reforçado para atuação de combate à pandemia. A importância do nosso trabalho é salvar vidas. São ações de prevenção que são feitas visando reduzir a curva de contaminação", conclui o comandante.