Prefeitura dá suporte à operação do Governo do Estado na região comercial do Centro

Defesa Social e Cidadania
10/06/2020 16h35

Nesta quarta-feira, 10, em apoio ao Governo de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju disponibilizou grande efetivo em uma ação preventiva e de fiscalização no Centro da capital. Desde as primeiras horas da manhã, as equipes estiveram em pontos estratégicos da região comercial para coibir o descumprimento das medidas emergenciais estabelecidas através dos decretos do poder executivo.

A operação planejada pela Polícia Militar de Sergipe (PM/ SE) foi realizada em conjunto com os órgãos operacionais da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec): Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Defesa Civil e Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju). Também integraram a ação a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Ao longo do dia, 133 estabelecimentos foram vistoriados, dos quais 18 receberam notificação de instauração de processo administrativo e outros 115 passaram por orientação. A ação prossegue durante todo o dia, de maneira a impactar na redução da circulação de pessoas na localidade.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, esse é o momento de unir forças para reduzir a curva de contágio pela covid-19. "Recebemos a solicitação do coronel Marcony, comandante geral da Polícia Militar, para um apoio na operação que ocorre hoje, visando o cumprimento dos decretos no Centro da cidade. A PM recebeu todo o apoio da Prefeitura de Aracaju, o que nós entendemos ser essencial para promover a ampliação do isolamento e distanciamento social, que vai trazer, com certeza, um freio na curva de contaminação pela covid-19", afirmou o secretário.

No local, além das equipes da Defesa Civil e do Procon Aracaju, diversos equipamentos da GMA compuseram o aparelhamento necessário para o devido apoio às ações. Foram utilizadas 12 motocicletas, oito viaturas e houve, também, o apoio da base móvel de videomonitoramento.

De acordo com o tenente coronel Fábio Machado, responsável pela comunicação social da Polícia Militar (PM), a atuação ocorre de maneira conjunta. "É uma missão que sabemos que é delicada. As pessoas precisam se conscientizar de que, aqueles que puderem, devem ficar em casa, pois é um momento difícil para todos. É importante a união de todos nesse momento, para que possamos vencer essa pandemia", destacou.

O efetivo da PM, nessa operação, esteve composto por 60 policiais , distribuídos em toda a área comercial do Centro. "A diretriz é justamente orientar aqueles que, por ventura, estejam descumprindo (os decretos) e lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) , se algum deles se recusar a fazer o fechamento do estabelecimento que não possuir autorização para funcionar, tomando por base as determinações legais", esclareceu o tenente coronel Fábio Machado.

O secretário da Defesa Social do município reforça que as ações ocorrem de maneira contínua e que têm sido intensificadas cada vez mais. "Precisamos entender que é um momento de união. Que todos precisam fazer a sua parte, para que possamos passar por essa pandemia sem ter os problemas que outras cidades do Brasil tiveram e outros países pelo mundo a fora. É isso que nós esperamos", frisou Luís Fernando Almeida.