Alunos de escolas municipais mantêm rotina de estudos durante a quarentena

Educação
16/06/2020 11h28

Para garantir a continuidade da aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Aracaju, diversas unidades escolares estão enviando atividades pedagógicas aos alunos para serem feitas em casa. A iniciativa visa minimizar os prejuízos causados pela suspensão das aulas presenciais, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

No bairro Santa Maria, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II continuam estudando durante a quarentena. Quinzenalmente, os pais vão à escola para entregar as atividades respondidas e retirar uma nova apostila com exercícios. Para garantir a segurança dos pais e também dos funcionários da unidade, todo o espaço está sinalizado com orientações sobre cuidados com a higiene e distanciamento.

A diarista Andreza Pereira dos Santos tem um filho de seis anos matriculado na Emef Papa João Paulo II e aprovou a iniciativa. “É uma forma dos alunos não pararem de estudar e entenderem que, mesmo estando em casa, não estão de férias. As atividades também ajudam as crianças a entender melhor tudo que está acontecendo. É importante também que nós, pais, façamos nossa parte. Porque na escola, eles têm os professores, mas em casa, se não formos nós, os pais, para incentivar a fazer as atividades, muitas crianças vão passar o dia na televisão ou no celular. Por isso, nosso papel é fazer eles entenderem que é preciso manter a rotina para que quando as aulas presenciais voltarem, eles não tenham tanta dificuldade na readaptação”, comenta Andreza.

A dona de casa Mariana da Silva Santos, mãe de uma aluna de seis anos, conta que a filha se empolgou com as atividades para casa. “É muito bom porque, por mais que ela não esteja vindo pra escola, ela está estudando em casa e isso tem deixado ela muito feliz. E é interessante porque as atividades também ensinam como se prevenir do coronavírus”, relata Mariana.

Coordenadora pedagógica da escola, a professora Flávia Oliveira explica que a iniciativa foi pensada em conjunto por toda a equipe escolar. “Tivemos uma reunião remota com os professores e elaboramos este projeto. Os professores nos enviam as atividades por e-mail, nós imprimimos e distribuímos aos pais. Tivemos a preocupação de abranger todos os componentes curriculares, inclusive Educação Física, e todas as turmas têm um grupo de whatsapp com a presença de um professor ou de alguém da direção para auxiliar os alunos e pais em caso de alguma dificuldade”, ressalta.

Em outra região da cidade, no bairro Olaria, a Emef Jornalista Orlando Dantas também adotou a entrega de atividades como forma de não interromper bruscamente a rotina de estudos dos alunos. “Sempre enfatizamos que essas atividades não são valendo nota, nosso objetivo é não perder o vínculo com os alunos e com as famílias. Por isso, para buscar essa reaproximação, estamos distribuindo as atividades e criando grupos no whatsapp para que o contato entre família e escola seja contínuo, mesmo durante a quarentena”, explica a diretora da unidade escolar, Soray Brito.