Prefeitura amplia canais de agendamento de consultas para gestantes

Saúde
16/06/2020 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia canais de agendamento de consultas de pré-natal para gestantes. Em razão da pandemia do novo coronavírus, as marcações são feitas por meio de telefone e da plataforma digital AjuInteligente. A ação inclui, também, a vacinação contra influenza, que será realizada nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, em sistema drive thru.

Por telefone, as consultas podem ser agendadas por meio do número 0800 729 3534, digitando a opção 3. A ligação será direcionada para técnicas do Programa Saúde da Mulher, as quais agendarão consultas de pré-natal nas Unidade Básicas de Saúde (UBS).

Pela plataforma AjuInteligente, a paciente responde a um questionário com informações que serão avaliadas pela equipe médica. Para agendar de modo virtual, a gestante deve acessar o site AjuInteligente (https://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br) e seguir o passo a passo: Serviço > Solicitar > Pessoa física > Cidadão > Solicitação > SMS > Agendamento de gestante.

De acordo com a coordenadora da Área Programática e Estratégica da Atenção Primária à Saúde da SMS, Kamila Fialho, o objetivo dessa estratégia é evitar aglomerações nas Unidades e preservar a saúde das grávidas.
 
“Ainda não sabemos quais os efeitos que o vírus provoca nas gestantes e nos bebês. Assim, para evitar exposição das futuras mamães à covid-19, adotamos essas medidas. Caso alguma gestante apresente sintomas e esteja infectada, o atendimento prestado pelas equipes de saúde da SMS é padrão, ou seja, o mesmo para os demais pacientes”, explica.

Orientações
Após o agendamento, a gestante deve cumprir as recomendações de segurança sanitária para a consulta, como uso de máscara, de álcool em gel e respeitar o distanciamento social.

“Fiquei muita satisfeita com o atendimento, já estou com nove meses e acho que essa ferramenta de agendamento é bem prática, facilitou muito a minha vida”, relatou a gestante Ana Luisa Santos, que foi atendida na UBS João Cardoso.

Vacinação
A Secretaria da Saúde de Aracaju reforça a importância de a gestante manter o cartão de vacina atualizado. Esta semana, nos dias 17 e 18, o órgão realiza vacinação de gestantes, puérperas e crianças de 2 anos a menor de 6 anos contra a gripe, em sistema drive thru. 

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, no dia 17, a ação acontece no Parque Shopping. No dia 18, a ação ocorre no Riomar Shopping. Os centros comerciais cederam espaço do estacionamento para promover a vacinação no turno da manhã, a partir das 8h, e a previsão é de imunizar cerca de 4 mil pessoas nos dois dias.

“Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar documentação que comprove sua condição de prioridade. A vacina também é ofertada nas Unidades da capital, exceto às que estão com atendimento exclusivo para síndrome gripal. As pessoas que fazem parte dos demais grupos da campanha contra a Influenza e ainda não foram imunizadas podem se dirigir às UBS para receber a vacina”, enfatizou.