Prefeitura volta a realizar vacinação em sistema drive thru na última fase da campanha

Saúde
17/06/2020 15h09

Nesta quarta-feira, 17, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, em sistema drive thru, a vacinação de crianças de 2 anos a menor de 6 anos, gestantes e puérperas contra a gripe, no Aracaju Parque Shopping. Esse é o público-alvo da terceira e última fase da campanha nacional de vacinação contra a influenza.
 
A medida de vacinar as pessoas dentro do carro objetiva manter o distanciamento necessário entre as pessoas e evitar a aglomeração da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, a vacinação nesse sistema terá continuidade nesta quinta-feira, dia 18, no shopping Riomar Aracaju, das 8 às 12h, ou até terminarem as doses ofertadas. A previsão é de imunizar cerca de 4 mil pessoas nos dois dias de vacinação

"Continuamos adotando alternativas para evitar aglomeração de pessoas, principalmente nas Unidades Básicas. Os centros comerciais cederam espaço do estacionamento para promover a vacinação. Estamos com mais de 40 profissionais participando da ação, que é uma realização da SMS em parceria com professores da Universidade Tiradentes (Unit), residentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e voluntários da Cruz Vermelha”, ressalta.

O diretor do Aracaju Parque Shopping, Fábio Teixeira, destaca que a parceria possibilitou a oferta de um local com estrutura para efetivar a estratégia. "Com a estrutura do shopping, pudemos atender a esse grupo prioritário da campanha de vacinação, e essa é nossa intenção, dentro do compromisso social, atender da melhor forma possível a população", afirma.
 
A gestante Gilsânia da Silva esteve na vacinação no drive thru e disse que iniciativa melhor não poderia haver. “É muito importante se vacinar. Agora, estou guarnecida, protegida. Foi bem tranquilo, aconselho que todos tomem, pois é importante neste momento", enfatiza.
 
O senhor Wilian de Araújo Santos ficou satisfeito, pois não precisou sair do carro. “Facilitou muito o meu deslocamento", disse.

Facilidade que também atraiu a atenção da senhora Larissa Águia, que levou sua filha. "Sempre deixo a caderneta dela de vacinação atualizada, porque cuidar da saúde é o mais importante, ainda mais assim, sem aglomeração e protegida. Gostei muito desta iniciativa de vacinação”, afirmou.

Meta
A meta da Secretaria Municipal de Saúdeé atingir 90% de cobertura vacinal. A SMS já atingiu a meta de idoso, e profissional de saúde. Até o momento, Aracaju está com 84,28% de cobertura. A Saúde de Aracaju alerta para o baixo índice de imunização de alguns grupos, como os que compõem essa terceira fase, crianças, gestantes e puérperas, estão com índices entre 45%, 40% e 38%,respectivamente. 

Unidades
A vacina também é ofertada nas Unidades Básicas de Saúde da capital, exceto às que estão com atendimento exclusivo para síndrome gripal. As pessoas que fazem parte dos demais grupos da campanha contra a Influenza e ainda não foram imunizadas podem se dirigir às UBS para receber a vacina.

Documentação necessária
Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar documentação que comprove sua condição de prioridade.