Prefeitura retira 65,5 toneladas de resíduos do canal do Lourival Batista

Serviços Urbanos
17/06/2020 16h20

De maneira preventiva, a Prefeitura de Aracaju desenvolve diversos serviços no sistema de drenagem da rede pluvial da capital. Um deles é realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que, através do seu cronograma diário, executa a limpeza de canais.

Nesta quarta-feira, 17, equipes da empresa foram direcionadas ao conjunto Lourival Batista, na zona oeste da cidade. Por lá, no trecho situado na avenida Oswaldo Aranha, agentes deram sequência ao serviço de limpeza pelo método mecanizado, iniciado na segunda-feira (15).

Com o uso de uma escavadeira hidráulica, foram retirados do fundo do canal areia e lixo provenientes do descarte irregular nas cabeceiras, totalizando, até o momento, 65,5 toneladas de resíduos. Os trabalhos seguem até o final do mês.

Mais adiante, na rua Tenente Lourival Chagas, a limpeza aconteceu por meio da utilização da barragem móvel. Com o represamento da água, os profissionais conseguem remover grande parte dos sedimentos acumulados no interior do canal. Em maio deste ano, esse mesmo ponto foi limpo de maneira manual. 

De acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, essa intervenção acontece após a identificação de pontos de acúmulo de materiais, baseada no constante monitoramento feito pela equipe técnica da empresa. 

“Além das atividades de limpeza, estabelecemos também em nossa rotina de trabalho o acompanhamento do fluxo ou a retenção das águas nos canais de Aracaju, sobretudo naquelas regiões com histórico de alagamentos, como é o caso do conjunto Lourival Batista. Por isso, após avaliação, percebemos a necessidade da intervenção por essas duas metodologias para facilitar ainda mais o escoamento das águas”, explica o diretor.

Outros canais

Ainda nesta quarta, de forma manual, as equipes atuaram nos canais nas avenidas Gonçalo Prado e Brasil, no Centro e Bairro América, respectivamente. Houve a manutenção da drenagem também no Jardim Bahia, no bairro Soledade, e no loteamento Nova Liberdade, no bairro Olaria, ambos pelo método mecanizado.

Já no conjunto Almirante Tamandaré, no Santos Dumont, a desobstrução do canal se deu, também, por barragem. Neste ano, outros trechos deste mesmo canal foram atendidos com a limpeza mecanizada e manual. 

O serviço de limpeza dos canais da cidade ocorrem a cada três meses, mas, se houver necessidade, as equipes retornam antes do prazo previsto.