Ações de limpeza integram mutirões de combate à dengue realizados quinzenalmente

Serviços Urbanos
18/06/2020 15h30

A partir das 8h do próximo sábado, 20, no Bairro América, região Oeste da capital, a Prefeitura de Aracaju promoverá mais um mutirão de combate ao agente transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 
Integrado ao Plano de Intensificação de Combate ao Aedes aegypti, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e desde sua implementação, em julho passado, recebe o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 
 
Durante os mutirões, realizados sempre aos sábados, cerca de 50 trabalhadores, mobilizados pela empresa municipal, auxiliam na eliminação de focos do mosquito por meio das atividades de varrição e recolhimento de resíduos, em ruas e avenidas, capinação e roçagem mecanizada. A atenção de garis e margaridas voltam-se, também, a terrenos e residências em situação de abandono.

 "No instante em que é identificado um grande volume de entulho dentro das casas, as equipes da Emsurb entram em ação e fazem a retirada desses possíveis criadouros, inclusive com a disponibilização do Cata-treco", destacou o Gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana. Às segundas-feira, o último bairro atendido pelo mutirão é inserido no roteiro do caminhão.  

De julho de 2019, quando tiveram início as ações previstas no plano de enfrentamento ao mosquito, até o dia 6 de junho, 39 mutirões foram direcionados a diversos bairros da capital, tendo como base os resultados obtidos a partir do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti - LIRAa. Segundo dados da SMS, entre janeiro e maio deste ano, o número de casos confirmados das doenças transmitidas pelo vetor teve uma redução de 71%, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, avalia como importante a união entre os órgãos municipais, refletida no percentual de diminuição dos casos, e pontua os esforços diários feitos pela gestão no sentido de fortalecer, ainda mais, o enfrentamento ao mosquito.
 
“Mesmo com o foco maior do Aedes dentro das residências, a Prefeitura vem, simultaneamente, reforçando, cada vez mais, as ações de limpeza pública realizadas dentro de um cronograma diário de serviços”, destaca o gestor.

O ponto de partida das equipes para o próximo sábado (20) será a Unidade Básica de Saúde Adel Nunes, situada na Rua Haiti, s/nº, Bairro América, com concentração às 7h30.